O furto de instrumentos musicais e computadores do Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, na Vila Xavier, em Araraquara, na semana passada, foi o estopim para uma nova onda de reclamações por parte de pais de alunos matriculados nos cursos oferecidos no espaço, inclusive pelo Projeto Guri.
A insegurança, segundo os pais, é constante. O principal motivo é a presença de usuários de drogas que utilizam as instalações do antigo Instituo de Psiquiatria da Vila Xavier, abandonado há duas décadas. O prédio do Centro de Artes é praticamente anexo ao imóvel abandonado, o que facilita as invasões.
Por meio de nota, a Prefeitura reconhece as “deficiências no que tange à segurança” e afirma que as providências necessárias estão sendo tomadas. Um projeto de melhoria em fase de licitação prevê a instalação de alarme com câmeras de monitoramento, troca de iluminação da área externa e intervenções no prédio. “A Secretaria de Cultura, responsável pelo espaço, também conta com o apoio da Guarda Municipal que faz rondas sistemáticas no local e deve intensificar a partir dos episódios registrados na última semana”, afirma o texto.
Confira a reportagem: