InícioCidadesCidadeFarmácia Popular de Araraquara está com os dias contados

Farmácia Popular de Araraquara está com os dias contados

Unidade irá funcionar até terminarem os estoques de medicamentos

Quase 400 unidades da Farmácia Popular em todo o Brasil deixaram de ser custeadas pelo Governo Federal, após decisão do Ministério da Saúde. O corte de despesas (cerca de R$ 100 milhões ao todo) irá prejudicar a unidade de Araraquara, que deve funcionar até terminarem os estoques de medicamentos.

“A Farmácia Popular de Araraquara vai funcionar até o término do seu estoque. Após isso, ela vai ter que ser fechada, porque o poder público municipal não pode vender medicamentos. Nós fazemos apenas a distribuição gratuita”, diz a secretária, que considera a decisão do Governo Federal “muito ruim”. “Muitos pacientes compravam medicamentos a baixo custo na unidade.”

Segundo a secretária da Saúde, Eliana Honain, o programa era uma parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que repassavam os remédios para as farmácias.

“O Governo Federal encerrou esse programa. A contrapartida do Município era manter o espaço físico e colocar profissionais para atender. O Ministério da Saúde repassava para os municípios, como ajuda de custo, R$ 10 mil por mês”, explica Eliana. A unidade de Araraquara fica na esquina da Rua Gonçalves Dias (Rua 1) com a Avenida Espanha, no Centro.

A alternativa para a população é o programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, disponível em farmácias privadas credenciadas diretamente com o Governo Federal. Nesses locais, os medicamentos podem ser retirados gratuitamente ou com descontos nos preços.

 

Sair da versão mobile