InícioNotíciasReparo em bomba queimada levará mais 10 dias

Reparo em bomba queimada levará mais 10 dias

Bairros Santa Terezinha e São José, em Américo, são abastecidos por caminhão-pipa

Moradores de pelo menos dois bairros de Américo Brasiliense enfrentam irregularidade no abastecimento de água desde o último dia 24 de junho, quando a bomba responsável por abastecer o reservatório queimou ocasionando falta de pressão na rede e, em alguns casos, falta d’água.

O equipamento quebrado era reserva e deveria ter uma vida útil de no mínimo um ano e meio. Contudo, segundo a prefeitura, quebrou antes mesmo da peça principal voltar da manutenção.

“É preciso deixar claro que em meados de abril a bomba titular também apresentou defeitos. No outro dia ela já estava no conserto. A empresa de Bauru leva pelo menos 20 dias só para desmontar, verificar o que houve e depois nos enviar um orçamento. Assim que eles fizeram isso, em tempo recorde, liberamos os recursos e demos a ordem de serviço para que iniciassem o reparo. Nós nunca iríamos imaginar que com 65 dias, a bomba reserva também queimaria”, disse o prefeito Dirceu Pano.

A Prefeitura tem usado caminhões-pipas para levar água até o reservatório do Santa Terezinha para que a população não fique desamparada. “Os caminhões não pararam e não vão parar até que tudo esteja normalizado. Usamos um caminhão nosso, emprestamos um de Motuca, um da usina, alugamos dois e faremos tudo mais que estiver ao nosso alcance para que a população não sofra com a falta d’água”, enfatizou o prefeito.

O prazo dado pela empresa para devolver o equipamento consertado é dia 13 de julho. A previsão para que ela esteja instalada e operando é dia 15. A operação, no entanto, é considerada delicado pelos técnicos do departamento. “É um equipamento eletromecânico e corremos esse risco, só que ninguém esperava. Nenhum lugar tem duas bombas reservas e nós também não. A peça principal está no conserto desde o primeiro dia. Assim que o orçamento chegou, emitimos a ordem de serviço para o reparo contudo, a empresa tem um tempo para executar o serviço. A bomba que queimou domingo (24), na segunda-feira mesmo já estava em Bauru, mas também demora para ficar pronta”, explicou o Diretor de Água, Esgoto e Meio Ambiente, Alan Rogério Stein.

 

Mais um poço

A Prefeitura de Américo Brasiliense aguarda a liberação de recursos provenientes de duas emendar parlamentares que serão destinas exclusivamente para a construção de um novo poço e reservatório na região do Jardim Santa Terezinha. Essa estrutura resolveria de vez o problema na região. “Independentemente desses recursos chegarem ao município, a obra começa ainda este ano. Vamos usar recursos próprios, mas esse problema será solucionado de uma vez por todas”, enfatiza Dirceu Pano.

 

Economia

Até o próximo dia 15 a Prefeitura de Américo Brasiliense pede a população que use água apenas para o que for essencial. Lavar calçadas, carros, quintais e outros usos considerados desnecessários devem ser evitados.

 

Sair da versão mobile