InícioNotíciasEconomiaJunho interrompe sequencia de alta com fechamento de vagas

Junho interrompe sequencia de alta com fechamento de vagas

Saldo geral de postos de trabalho encerrou o sexto mês do ano com 551 vagas fechadas

Araraquara registrou queda do emprego no mês de junho com o fechamento de 551 postos com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor que mais demitiu foi o de serviços e o único segmento que apresentou saldo positivo foi o comercial, atingindo seu terceiro mês seguido de criação de vagas formais. O saldo negativo geral de empregos é resultado de 2.122 contratações e 2.673 demissões.

De acordo com a economista do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), Délis Magalhães, o setor de serviços já vinha apresentando saldos negativos desde abril e, em junho, teve uma perda mais acentuada. “Esse segmento sozinho fechou 470 postos de trabalho e foi responsável por grande parte dessa queda. As últimas melhoras no ambiente econômico, como câmbio e taxas de juros, têm menor influência sobre o desempenho do setor de serviços, uma vez que ele depende prioritariamente do mercado interno e da renda da população, diferente de outras áreas que podem se beneficiar com o mercado externo”, afirma Délis. 

O saldo geral de movimentação em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, teve uma piora, com o fechamento de 370 vagas a mais que em junho de 2016. Comércio, construção civil e indústria registraram saldos melhores que no ano anterior, enquanto nos setores de serviços e agropecuária ocorreu o oposto.

 

Sair da versão mobile