InícioCidadesCidadeÍndice de homicídios é tema de reunião do GGI

Índice de homicídios é tema de reunião do GGI

Gabinete de Gestão Integrada prepara articulação para conter criminalidade crescente

 Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada, que reúne forças policiais, entidades e representantes da sociedade, um dos encaminhamentos foi a criação de uma Câmara Técnica para analisar detalhadamente as regiões da cidade com maior incidência de crimes e planejar ações de prevenção.

Segundo o coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, foi apresentado um ‘mapa da violência’ separado por regiões da cidade.

O estudo usou o banco de dados da Polícia Civil e fez um ‘pente fino’ em todos os Boletins de Ocorrência registrados em Araraquara entre 2011 e 2016, para conferir a evolução criminal. Também foi feito um comparativo entre o ano passado e este ano para verificar, nos primeiros meses, como estava a evolução de cada crime.

“Elencamos aqueles delitos que provocam para a comunidade a maior sensação de insegurança ou de preocupação, que é a questão dos homicídios. Tivemos cinco homicídios em pouco espaço de tempo. Também tem a questão dos roubos, do furto e roubo de veículos, do estupro, do tráfico de entorpecentes”, avalia o coronel.

“Essa Câmara Técnica vai trazer alternativas e propostas dos órgãos de segurança e da sociedade sobre o que se pode fazer para minimizar esses dados”, explica João Alberto.

O Gabinete de Gestão Integrada tem importante papel de articulação, diz o secretário. “O objetivo principal, como o próprio nome diz, é a integração de todos os órgãos, somando seus esforços para que ele seja mais eficaz, mais efetivo e produza, de fato, a redução de índices criminais.”

 

A cronologia do crime

O mês de julho registrou mais casos de homicídio do que todas as ocorrências do primeiro semestre em Araraquara. Veja abaixo:

14/07
Homem é esfaqueado no Parque São Paulo. Vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local

15/07
Morre na emergência da Santa Casa de Araraquara o homem de 27 anos esfaqueado na tarde do sábado, dia 15, no condomínio residencial do Jardim Paraíso, durante um desentendimento. O agressor foi detido, preso e, posteriormente, encontrado morto na cadeira.

19/07
Homem é morto à tiros no Jardim América. Vítima estava dentro de um carro quando foi atingida por um disparo de arma de fogo.

22/07
Vander Wellington Barbosa, de 32 anos, morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Ele estava em um bar no centro de Araraquara quando foi atingido.

23/07
Na noite do último domingo, Diego Renato Ianagoni, 29 anos, foi atingido por disparo de arma de fogo em sua residência, no Santana.

Integração

O grupo Gabinete de Gestão Integrada reúne 37 integrantes das forças de segurança, da Prefeitura, de entidades do comércio e da sociedade civil.

O prefeito Edinho Silva integra, junto com secretários municipais, o GGI. Também estão no Gabinete as polícias Militar, Rodoviária, Ambiental, Civil, Científica e Federal, o Corpo de Bombeiros, a Delegacia de Defesa da Mulher, a Acia (Associação Comercial e Industrial de Araraquara), o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de representantes de conselhos municipais e do OP (Orçamento Participativo).

 

(Matéria atualizada às 7h22 do dia 26/07/2017)

 

Sair da versão mobile