A programação do programa Hip Hop Itinerante teve início no último domingo (30), no Parque Pinherinho, com diversas atividades para a participação da população. A primeira edição contou com apresentações dos coletivos de Hip Hop e também as intervenções de artistas que levaram para o Parque apresentações com arte, dança, grafite e muita música.
O Hip Hop Itinerante é um projeto que existe na cidade desde fins da década de 1990 e agora é retomado em conjunto pela Secretaria de Planejamento e Participação Popular (por meio da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, da Assessoria de Políticas para a Juventude e da Coordenadoria de Direitos Humanos) e por todos e todas integrantes do movimento Hip Hop que farão suas participações nos eventos.
A primeira edição recebeu os artistas Lígia Maria, Pixote RPX, Time RC, D.A.O e Proclamadores da Paz (Rap), Rê e Noka (graffiti), DJ Alf Dee e grupos de breaking. Cada evento contará com a participação de três ou quatro grupos de Rap cantando, sendo que uma rapper se repetirá em todos os eventos, com vista a ampliar a visibilidade feminina no movimento e encorajar outras mulheres a participarem dos eventos. Também, haverá a participação um DJ e dois graffiteiros por evento, além de grupos de breaking.
O programa conta ainda com mais quatro encontros até o mês de novembro, sempre no último domingo, das 13h às 18h, para que toda a cidade possa ter acesso à cultura Hip Hop, e a programação é inteiramente gratuita.