Imagens do circuito interno de monitoramento do ônibus que provocou o atropelamento da idosa Marinalva Sergio da Silva, de 72 anos, na última sexta-feira (4) revelam detalhes do acidente.
As imagens foram usadas pelo Consórcio Araraquara de Transporte (CAT) na apuração do acidente e cedidas com exclusividade ao Portal Morada.
A cena foi captada por três câmeras instaladas no interior do veículo. Em uma delas, é possível confirmar que havia cobrador atuando na linha no momento do acidente. Por outro ângulo, um passageiro se movimenta antes do desembarque. Segundo testemunhas, ele estaria discutindo com o motorista – o que poderia ter desviado a atenção do condutor.
Logo após o desembarque do passageiro pela porta central do ônibus, dá para perceber o motorista olhando para cada um dos retrovisores (à direita e à esquerda) antes de reiniciar o trajeto. Nesse momento dá para observar Marinalva Sergio da Silva passando na frente do ônibus. Mesmo com a câmera afixada na altura do teto do veículo, é possível ver a aposentada apenas do pescoço pra cima – o que indica que ela não estava no campo de visão do motorista. É nesse momento que o acidente é notado pelo motorista e pelos demais passageiros, que descem imediatamente para verificar o acontecido. O relógio aponta 11h36 da manhã.
Em entrevista ao Jornal da Morada, Mauro Arthur Herszkowicz, diretor presidente da Viação Paraty, uma das responsáveis pelo CAT, declarou que a apuração interna da empresa não apontou falha do motorista. “As imagens do sistema de monitoramente mostram que o acidente não foi culpa do motorista. Ela atravessou a frente do ônibus e, portanto, foi a afoiteza da pedestre que provocou a tragédia”, disse.
Veja as imagens: