Este domingo, 3 de setembro, foi um dia que ficará marcado para sempre na memória do ciclismo brasileiro, graças mais uma vez ao atleta araraquarense Lauro Chaman, que conquistou a medalha de ouro na prova de Estrada do Mundial de Paraciclismo realizado em Pietermaritzburg, na África do Sul. O paraciclista já havia brilhado na sexta-feira, 1º de setembro, ao faturar o bronze na prova Contrarrelógio.
Chaman vem se destacando em todas as competições que disputa. Suas últimas conquistas foram três medalhas no Parapan de Toronto e duas medalhas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Após a conquista deste domingo, o araraquarense falou sobre a sensação de sagrar-se melhor do mundo. “É um título que vai ficar marcado na minha história. Acredito que o objetivo de todo atleta é um dia ser campeão mundial e hoje está sendo o meu dia. A prova foi dura e existia muita marcação, mas consegui impor um bom ritmo e terminar escapado. Estou muito feliz e quero dizer que o resultado só foi possível devido a todo trabalho da comissão técnica e do meu companheiro Soelito Gohr, que realizou uma excelente prova. Agradeço o apoio de todos que ficaram na torcida, a confederação pela oportunidade, minha equipe Funvic e todos os meus patrocinadores”, destacou o campeão.
Lauro Chaman, que compete pela equipe Funvic/Brasil Pro Cycling de São José dos Campos, entrou no Campeonato Mundial como um dos favoritos. Ele comprovou sua qualidade logo na primeira volta ao se desvencilhar do pelotão principal, seguido apenas pelo italiano Michele Piattacolo. A perseguição prosseguiu até a metade da prova, que contou com um circuito de 14 voltas de 6km (85km total), onde Lauro deixou seu concorrente para trás e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h04min04, em uma vitória marcada por muita emoção e vibração.
A medalha de prata ficou com o paraciclista austríaco Wolfgang Eibeck com o tempo de 2h06min16 (mais de dois minutos de diferença) e o bronze foi conquistado pelo francês Dorian Foulon, que completou o pódio com a marca de 2h06min45. O quarto lugar ficou com outro brasileiro, Soelito Gohr, que é bicampeão campeão mundial de Paraciclismo de Estrada (2009-2010) e campeão mundial Pista (2014). O Campeonato Mundial contou com sete atletas representando a Seleção Brasileira: Lauro Chaman (Classe C5), Soelito Gohr (Classe C5), André Grizante (Classe C4), João Evangelista Filho (Classe C1), Victor Luise Herling (Classe C2), Jady Malavazzi (Handbike WH3) e Eduardo Ramos Pimenta (Handbike MH3).