Neste sábado, dia 9 de setembro, pessoas da terceira idade poderão fazer a pré-inscrição no projeto “Envelhecer Bem”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos e Rafael Comelli. A atividade será realizada das 8h às 12h, na praça Pedro de Toledo, local onde o projeto deve ter início em outubro, sempre aos sábados.
“O evento tem o objetivo de divulgar o projeto e realizarmos as pré-inscrições dos interessados, além oferecermos orientação em saúde e falarmos dos benefícios da prática de exercícios físicos. Também serão realizados aferição da pressão arterial, averiguação do nível de oxigênio, teste de força de preensão manual e cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC, detalha Karina.
Ela menciona que, além das presenças dos autores do trabalho, a iniciativa também contará com integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO da instituição, sob coordenação do professor Darwin Ianuskiewtz.
Envelhecer Bem
O projeto envolve atividades físicas na praça Pedro de Toledo, após uma bateria de avaliações. Os requisitos são: ser homem ou mulher com sessenta anos de idade ou mais, com atestado médico autorizando a prática de atividade física, que será de intensidade leve a moderada.
Os interessados devem se cadastrar até o final de setembro pelo telefone/Whatsapp (16) 99759-7691, das 12h às 14h, pelo e-mail envelhecerbemnapraça@gmail.com, manifestando interesse e deixando contato, ou pelo Facebook, no link https://goo.gl/V4Amdq.
“A pesquisa terá suas atividades desenvolvidas aos sábados, das 8h às 10h30, durante cinco meses, porém, antes do início das práticas, serão realizadas avaliações físicas e multidimensionais – cognição, sintomas de depressão, autossatisfação, anamnese e qualidade de vida subjetiva, entre outras -, a fim de rastrear o perfil dos voluntários”, explica Karina.
Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, ela conta que as avaliações serão realizadas antes e após o término dos cinco meses do programa de exercícios físicos, recreativos e dinâmicos, “com o objetivo geral de analisar se haverá melhora na qualidade de vida, tendo em vista que vários estudos indicam que a prática de atividade física, orientação em saúde e a socialização interferem positivamente nessa melhora, que é subjetiva de cada participante”.
“Em todos os dias serão convidados estudantes e profissionais de cursos da área da saúde – Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina da Uniara, e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, além dos alunos de Educação Física que estão desenvolvendo o projeto -, com ênfase em orientação e educação em saúde, que envolvem atividades com uma equipe multidisciplinar”, detalha a estudante.
Karina ressalta que a pesquisa busca parcerias para a realização dos exames médicos e para doações de materiais recicláveis – garrafas pets de vários tamanhos, cabos de vassouras etc -, para confecção de itens que serão utilizados nas atividades, além procurar pessoas que se interessem por confeccionar os materiais por meio de oficinas, e alunos que tenham interesse em fazer parte da equipe.
O projeto conta com o apoio do GEPAFICO e de alunas do curso de Gerontologia da UFSCar. Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.