Neste sábado, às 16 horas, a Ferroviária enfrentará o XV de Piracicaba no Estádio Barão de Serra Negra, casa do adversário, em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase da Copa Paulista.
As duas equipes já estão classificadas para a segunda fase, mas se engana quem pensa que os times facilitarão para o adversário dentro de campo. A partida vale a liderança do Grupo 1, que vem sendo disputada entre as duas equipes nas últimas rodadas.
No último final de semana, a até então líder Ferroviária perdeu para o Noroeste por 1 a 0 e viu o time de Piracicaba a ultrapassar na tabela depois de vencer o Velo por 3 a 0 em Rio Claro. A tabela apresenta agora o XV na liderança com 23 pontos, seguido de Ferroviária (21), Mirassol (17), Linense (12), Noroeste (12), Penapolense (7) e Velo Clube (6). Assim, como faltará apenas uma rodada após esse jogo, o XV precisa da vitória para consolidar a classificação, enquanto a Locomotiva precisa vencer para depender apenas de si na última rodada.
O último compromisso da Ferroviária na primeira fase será contra o Penapolense no dia 17 de setembro, domingo, às 10 horas, em Araraquara. Se a primeira fase terminasse hoje, a Ferroviária formaria o grupo da segunda fase ao lado de Internacional de Limeira, Água Santa e Audax.
Rivalidade cada vez maior
Além da disputa pela liderança, o jogo deste sábado coloca frente a frente duas equipes que vêm se tornando cada vez mais rivais por conta dos últimos duelos entre elas. No primeiro jogo entre AFE e XV nesta Copa Paulista, realizado em julho na Fonte Luminosa, o time piracicabano levou a melhor por 1 a 0 e quebrou a invencibilidade do time araraquarense, que até então estava com 100% de aproveitamento no torneio.
Outro fator que dá um tom maior de emoção ao duelo é o fato de as duas equipes terem disputado a final da última edição da Copa Paulista. No ano passado, o XV venceu em casa o jogo de ida por 2 a 0. No jogo de volta, a Ferroviária partiu para cima, fez 3 a 0, mas sofreu um gol no final, o que levou a decisão para os pênaltis, que foi vencida pelo time de Piracicaba.
Escalação indefinida
O técnico PC de Oliveira não confirmou sua escalação para o jogo deste sábado, o que deve fazer momentos antes da partida. O comandante pretendia dar oportunidade a mais atletas que não vinham atuando no decorrer na primeira fase, mas como a atuação do time na última rodada não o agradou, pode ser que a equipe venha escalada com sua formação considerada titular. Mas pelo menos uma ausência é certa, já que o volante Íkaro levou o terceiro cartão amarelo e foi suspenso. Danilo Sacramento deve assumir a vaga.
FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA x FERROVIÁRIA
Local: Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba.
Data/Horário: 9 de setembro, sábado, 16h.
Arbitragem: Kleber Canto dos Santos, auxiliado por Rafael Tadeu Alves de Souza e Denis Antonio Mistrelo.
XV DE PIRACICABA – Matheus Pasinato; Danilo Melega, Pablo Rocha, Gabriel Tonini e Samuel; Bruno Formigoni, Rafael Rosa e Léo Carvalho; Maikon Aquino, Bruninho e Rafael Gomes. Técnico: Evaristo Piza.
FERROVIÁRIA – Tadeu, Alisson, Luan, Raniele e Arthur; Daniel Vançan, Élvis, Danilo Sacramento e Hygor; Renato Kayzer e Léo Castro (Rodolfo). Técnico: PC de Oliveira.