InícioCulturaO canto afro-sacro  do percussionista Sapopemba

O canto afro-sacro  do percussionista Sapopemba

Cantigas de orixás e sambas de roda compõem o repertório em show no Sesc

O ogã, cantor e percussionista Sapopemba chega ao Sesc Araraquara com um repertório de cantigas dos Candomblés Ketu e Angola e sambas de roda em arranjos que dialogam com a canção popular e com a música instrumental. O show ocorre nesta sexta-feira (29), no Sesc Araraquara.

No palco, 3 ogãs – os músicos sacerdotes do Candomblé – dobram os atabaques Rum, Rumpi e Lé, sendo acompanhados por mais uma percussão, violão, contrabaixo e sanfona. O repertório será composto de blocos de cantigas de acordo com cada Orixá a ser saudado, tal qual um Xirê do Candomblé, começando por Exu e terminando em Oxalá. Ao final, como nos rituais religiosos, depois das obrigações sagradas é a hora da dança e do canto em clima de relaxamento e euforia, por isso, é a vez do samba de roda.

Com mais de 50 anos de aprendizagem e engajamento nas tradições afro-brasileiras, em especial nos Candomblés Ketu e Angola, no Coco Beradeiro e no Samba de Roda, Sapopemba é uma enciclopédia viva, mantendo na memória centenas de cantos e ritmos, a maioria deles não registrados fonograficamente. José Silva dos Santos , mas conhecido como Sapopemba é ogã há mais de 40 anos. Natural de Penedo, Alagoas, migrou com a família para São Paulo aos 14 anos. É percussionista, cantor, caminhoneiro e taxista. Fez parte de folguedos em Alagoas e passou a vida pesquisando a cultura popular afro-brasileira, tendo um profundo conhecimento de tradições do coco beradeiro, Candomblé das nações Ketu e Angola e samba de roda.

Fez parte do grupo Abaçaí, com o qual gravou o CD “Agô”. Participou da trilha do espetáculo Milágrimas, de Ivaldo Bertazzo. Gravou o CD “Guga Stroeter e HB convidam Sapopemba”. Já gravou os programas “Provocações” e “Ensaio” da TV Cultura e tocou na Alemanha, Cuba, Coréia, Espanha e França. Faz parte do grupo Clareira, com Benjamin Taubkin, Mazeh Silva e outros.

Enquanto caminhoneiro, Sapopemba recorreu as estradas de todo o país, passando a expandir seu conhecimento das tradições populares brasileiras e montando em sua cabeça um mapa cultural do Brasil. Já como percussionista e cantor, percorreu o Brasil e países como França e Cuba, dividindo o palco com grandes nomes da música , tais quais Ari Colares, Chucho Valdez, Pepe Cisneros, Jerônimo e Orquestra Heart Breakers

 

Serviço:

Show Sapopemba

Dia: 29/9, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

 

Sair da versão mobile