InícioEsporteBrasil encara o Chile no encerramento das Eliminatórias

Brasil encara o Chile no encerramento das Eliminatórias

Time de Tite defende invencibilidade em 'final' para os chilenos

Tranquilamente classificada para a Copa do Mundo, a seleção brasileira cumpre sua última missão nas Eliminatórias nesta terça-feira, em jogo marcado para as 20h30, na Allianz Arena, em São Paulo. O adversário será o Chile, que precisa vencer para se classificar sem depender de outros resultados.

Além da classificação antecipada, o Brasil também já garantiu o primeiro lugar das Eliminatórias, com 38 pontos. O Chile ocupa o terceiro lugar do classificatório, com 26 pontos, e joga para obter uma das quatro vagas da América do Sul no torneio na Rússia – ou, ao menos, a quinta posição, o que a levaria a participar da repescagem mundial.

Pela situação dos dois times, muito se especula sobre um possível corpo mole dos brasileiros, até pela possibilidade de tirar a Argentina – sexta colocada, com 25 pontos – da Copa. Mas pela filosofia de trabalho apresentada por Tite, dificilmente isso deve ocorrer.

Além disso, o treinador tem a oportunidade de terminar a campanha na fase classificatória sem ter perdido nenhum jogo. Até agora, foram oito vitórias e dois empates. Curiosamente, as igualdades foram nos últimos dois jogos. O jejum sem vencer não chega a incomodar tanto, mas é outro motivo para querer a vitória.

A seleção brasileira encerrou na tarde desta segunda-feira a sua preparação para o compromisso final nas Eliminatórias. Como é costumeiro na véspera das partidas, a imprensa só pôde acompanhar os primeiros 15 minutos da atividade. A escalação do Brasil já estava definida para o confronto com o Chile. As novidades da formação são as entradas do goleiro Ederson, que será testado na vaga do titular Alisson, e do zagueiro Marquinhos, que havia sido poupado no empate por 0 a 0 com a Bolívia, mas agora retorna ao time na vaga do lesionado Thiago Silva, sendo, inclusive, definido por Tite como o capitão para o confronto desta terça.

A atividade desta segunda também representou a Gabriel Jesus um retorno ao estádio do Palmeiras. Hoje no Manchester City, o atacante se despediu do time paulista em 27 de novembro de 2016, na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, resultado que rendeu ao clube o título do Campeonato Brasileiro.

Decisão

Técnico da seleção do Chile, Juan Antonio Pizzi, trata o jogo desta terça-feira como o mais decisivo dos seus dois anos de trabalho à frente da equipe. Em entrevista coletiva em São Paulo, o treinador argentino prometeu atacar a seleção brasileira para garantir a classificação à Copa do Mundo e considera o encontro tão importante quanto as duas decisões em que esteve com a equipe.

Pizzi conduziu o Chile à finais da Copa América Centenário, vencida contra a Argentina, e da Copa das Confederações, perdida para a Alemanha. Depois de resultados ruins nas Eliminatórias, agora o treinador precisa de uma vitória inédita sobre o Brasil no Allianz Parque para não ficar fora do Mundial da Rússia. "Temos uma forma definida de jogar e tratamos de impor isso em todos os jogos, qualquer que seja o adversário. A melhor forma de ter bom rendimento é indo à frente e pressionando", disse.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x CHILE
Local
: Allianz Arena, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 10 de outubro, terça-feira, 20h30
Árbitro: Roddy Zambrano – EQU
Assistentes: Christian Lescano-EQU e Byron Romero-EQU

BRASIL – Ederson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Alex Sandro; Casemiro, Renato Augusto, Paulinho e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Tite

CHILE – Bravo; Isla, Medel, Jara e Mena; Francisco Silva, Pavez (Felipe Gutiérrez) Hernández e Valdívia; Eduardo Vargas e Alexis Sánches. Técnico: Juan Antonio Pizi

 

 

 

Sair da versão mobile