InícioNotíciasMPF denuncia peritos do INSS em Araraquara por fraude

MPF denuncia peritos do INSS em Araraquara por fraude

Médicos responderão por estelionato após fraudar ponto eletrônico

O Ministério Público Federal denunciou quatro médicos peritos do INSS em Araraquara que fraudaram o sistema de registro de jornada no órgão. A prática possibilitou que eles deixassem de cumprir parte do expediente, mas recebessem os salários integralmente. Todos responderão por estelionato. Segundo as investigações, as irregularidades foram cometidas pelo menos durante todo o primeiro semestre de 2015, quando o esquema foi denunciado (veja abaixo).

Os médicos compartilhavam suas senhas do sistema de ponto e se revezavam no registro de entrada e saída, de modo que, a cada dia, um deles marcasse a frequência de si próprio e dos demais no início da manhã e no fim da tarde. Com isso, conseguiam se ausentar durante boa parte da jornada estabelecida. Atrasos eram frequentes, assim como saídas ao longo do expediente e o encerramento do horário de trabalho antes do previsto. Ao todo, estima-se que os peritos tenham, no mínimo, recebido indevidamente R$ 27,2 mil, correspondentes a quase 400 horas registradas mas não cumpridas.

A denúncia se baseia em imagens do circuito interno da agência do INSS, monitoramentos realizados por agentes da Polícia Federal, relatos de testemunhas e na análise do registro de ponto dos médicos. A prática do crime se confirmou também a partir dos documentos de frequência dos profissionais em outras unidades onde atuavam, como hospitais, consultórios particulares e até mesmo no setor de perícia da Justiça do Trabalho. Os papéis indicaram a presença dos servidores em diversos horários nos quais deveriam estar em atendimento no INSS.

 

Relembre o caso:

Polícia Federal derruba máfia dos médicos do INSS

Polícia Federal pede indiciamento de médicos do INSS

PF flagra médicos que fraudavam registro de pontos no INSS de Araraquara.

 

Sair da versão mobile