O Grêmio nunca escondeu de ninguém que o objetivo da temporada é conquistar a Libertadores, tanto que chegou ao ponto negligenciar Campeonato Brasileiro. Depois de 'abandonar' a competição nacional, o time entra em campo às 21h45 desta quarta-feira para enfrentar o Barcelona de Guayquil, em jogo válido pela rodada de ida da semifinal da Liberta, no Monumental, no Equador.
Oscilante nas últimas rodadas do Brasileirão, o tricolor gaúcho ainda tem chances de título, mas se afastou da briga e hoje é o quarto colocado. Por isso, a expectativa do torcedor está totalmente na Libertadores, até por conta das declarações do técnico Renato Gaúcho, que tem colocado o torneio como prioridade.
O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, quando será decidida a vaga na final, na Arena do Grêmio. Uma vitória ou ao menos um gol fora de casa podem facilitar a vida gremista na segunda partida.
Depois de optar por escalar o Grêmio cheio de reservas, o técnico Renato Gaúcho negou que a derrota por 3 a 1 sofrida diante do Palmeiras, no domingo à tarde, em Porto Alegre, vai influenciar de forma negativa os seus comandados para o confronto de ida da semifinal.
"Ninguém gosta de perder, meu grupo não gosta de perder, nossa torcida não gosta de perder, mas para quarta-feira não influencia nada. No voo (para o Equador) só tem Barcelona (para pensar), só tem o nosso jogo pela Libertadores", afirmou o comandante, em entrevista coletiva, na qual em seguida lembrou que o "Grêmio é o único representante do futebol brasileiro na competição". "Não é nenhuma desculpa, mas esse jogo fica aqui dentro da arena (gremista)", enfatizou.