O Hip Hop – expressão artística, cultural, musical que surgiu nos EUA na década de 1970 como o grito de comunidades esquecidas pelo Estado e pela sociedade – é atração cultural em Araraquara neste domingo, com o programa Hip Hop Itinerante, em sua quarta edição.
No domingo (29) o projeto será realizado no Caic do Vale do Sol, das 13 às 18 horas, gratuitamente, reunindo alguns dos eixos do movimento, constituídos por: Rap, DJ, breaking, grafitti, conhecimento, empreendedorismo, beatbox, moda e linguagem de rua.
Em Araraquara hoje somam-se mais de 20 grupos organizados de Rap no município, além de inúmeros grupos de breaking dance, grafiteiros e DJ's. "O Hip Hop é, por excelência, a expressão cultural das periferias negras, latinas que sofria – e sofre – com a pobreza, o racismo, falta de acesso à serviços públicos de qualidade, entre diversas formas de silenciamento de seus problemas, dores e vozes", aponta Guilherme Floriano, assessor da Juventude do município.
O evento sempre conta com a participação de três ou quatro grupos de Rap cantando, sendo que uma rapper se repete em todos os eventos, com vista a ampliar a visibilidade feminina no movimento e encorajar outras mulheres a participarem dos eventos. Também, há a participação de DJ e graffiteiros, além de grupos de breaking.
Nesta edição participam os convidados – do Rap: Ligia Maria, F.R.C, Almas Reais, ODZ6; do graffiti: Macg e Ni, além do DJ Spin e de grupos de breaking.
Vale lembrar que o Hip Hop Itinerante conta com espaço de divulgação, conscientização e formação sobre a cultura Hip Hop, um espaço de microfone aberto em alguns momentos para a divulgação de eventos, proclamação de poesias, entre outras formas de expressão da cultura Hip Hop com o intuito de promover o conhecimento enquanto elemento integrante desta cultura também.
Em dezembro, o Hip Hop Itinerante chega à sua quinta edição, com realização no CAIC do Selmi Dei.
Serviço
Hip Hop Itinerante
Local: CAIC do Vale do Sol
Data: domingo (29 de outubro)
Horário: das 13 às 18 horas
Grátis