A Ferroviária enfrentará a Portuguesa na semifinal da Copa Paulista 2017. O finalista será conhecido após dois jogos, dos quais o primeiro será no Estádio do Canindé, em São Paulo, e o jogo de volta na Fonte Luminosa, em Araraquara, com datas e horários a serem divulgados nesta segunda-feira (30) pela Federação Paulista de Futebol. Quem passar terá pela frente o vencedor da outra semifinal, que será disputada entre Inter de Limeira e XV de Piracicaba.
Tanto a Locomotiva quanto a Lusa buscam o título para voltar a disputar uma divisão do Campeonato Brasileiro e sonhar com voos mais altos no cenário nacional. Cada uma das equipes possui um PC no comando: enquanto a equipe araraquarense é orientada por PC de Oliveira, o time da capital paulista é comandado por PC Gusmão. Outra semelhança entre os dois times está na artilharia do campeonato, onde dois jogadores lideram com 13 gols cada um: Léo Castro da Ferroviária e Guilherme Queiróz da Portuguesa.
Confira a seguir o desempenho de cada equipe nesta edição da Copa Paulista.
Campanha da Locomotiva
A Ferroviária, comandada pelo técnico PC de Oliveira, avançou com certa tranquilidade nas três fases anteriores da Copa Paulista. Na primeira fase, se classificou com três rodadas de antecedência na segunda colocação do Grupo 1 e somou 25 pontos (oito vitórias, um empate e três derrotas), com 21 gols marcados e 11 sofridos.
Na segunda fase, a Locomotiva liderou o Grupo 5 com 12 pontos (três vitórias, três empates e nenhuma derrota), com nove gols marcados e dois gols sofridos, e mais uma vez se classificou antecipadamente.
Nas quartas de final, mais duas vitórias e uma classificação inquestionável: diante do Santos, venceu o jogo de ida na Vila Belmiro por 4 a 0 e superou o adversário na Fonte Luminosa por 3 a 2.
Com uma campanha total de 13 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, com 37 gols feitos e 15 sofridos, a Ferroviária tem a defesa como ponto forte, onde os destaques são o goleiro Tadeu, os zagueiros Luan, Raniele e Élton e o volante Wilian Favoni. À frente, a equipe vem ganhando consistência nos últimos jogos e possui dois atletas entre os principais artilheiros do campeonato: Léo Castro com 13 gols e Hygor com 11.
Campanha da Lusa
Se a Ferroviária tem Léo Castro, a Portuguesa tem Guilherme Queiróz, que também estufou as redes 13 vezes e divide a artilharia com o afeano. Outro destaque da equipe paulistana é o experiente Marcelinho Paraíba, que marcou seis gols na Copa Paulista.
A equipe comandada pelo técnico PC Gusmão terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 3 com 25 pontos (sete vitórias, 4 empates e três derrotas), com 18 gols feitos e 12 sofridos.
Na segunda fase, a Lusa foi vice-líder do Grupo 4 com 9 pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota), com 6 gols feitos e 8 sofridos.
Nas quartas de final, a Portuguesa superou o Desportivo Brasil no Canindé por 3 a 1 e no jogo de volta empatou por 1 a 1, carimbando sua vaga.
A campanha total da Lusa conta com 10 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, com 28 gols marcados e 22 gols sofridos.