InícioNotíciasPolícia Federal cumpre mandados em Araraquara

Polícia Federal cumpre mandados em Araraquara

Objetivo da operação, que também ocorreu em cidades do Norte do país, foi desarticular um esquema de desvio de recursos públicos

Uma operação da Polícia Federal com a participação do Ministério Público (MPF), Controladoria-geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal, desencadeada em algumas cidades do Norte do Brasil, teve ação também em Araraquara, com cumprimento de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva nesta segunda-feira, dia 30.

A força-tarefa tem o objetivo de apurar desvios de recursos públicos no âmbito do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Rondônia.

A Operação, denominada Buracos, envolveu aproximadamente 150 servidores federais. Foram cumpridos 23 mandados de condução coercitiva e 26 de busca, nos municípios de Rio Branco/AC, Porto Velho/RO, Pimenta Bueno/RO, Ji-Paraná/RO, Cuiabá/MT e Araraquara/SP, em uma residência.

 

O esquema

Segundo as investigações, participavam do esquema criminoso servidores do Deracre, do DNIT/RO, além de empresários. Estima-se que o prejuízo possa chegar ao montante de R$ 700 milhões. Os valores eram pagos por serviços não executados e materiais que nunca seriam entregues. O grupo também se utilizava de funcionários fantasmas.

Os recursos eram destinados à construção, pavimentação, conservação e recuperação de rodovias federais, além da abertura, melhoramento ou recuperação de ramais. Ninguém foi preso em Araraquara.

 

Sair da versão mobile