A Ferroviária deu adeus à disputa da edição 2018 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time araraquarense foi derrotado pelo Corinthians por 3 a 1 em jogo realizado no Estádio da Fonte Luminosa, que recebeu um bom público na noite deste domingo, 14 de janeiro. Lucas Minele, Rafael Bilu e João Pedro marcaram os gols do alvinegro, enquando Luís Henrique descontou para a equipe grená.
A Locomotiva do técnico Leonardo Mendes se despede da competição com uma campanha de três vitórias, um empate e uma derrota. Resta saber agora se algum atleta do elenco sub-20 será aproveitado no time profissional que disputará o Paulistão no primeiro semestre, quando também terá início o Campeonato Brasileiro da Série D. Para o segundo semestre, tudo indica que a Locomotiva disputará a Copa Paulista com um grupo formado por garotos.
Já o Corinthians, que é o atual campeão da Copinha e maior detentor de títulos com dez taças levantadas, segue vivo na disputa e terá pela frente o Avaí, que neste domingo eliminou o Red Bull nos pênaltis por 6 a 5, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. O jogo deve ser realizado mais uma vez no Estádio da fonte Luminosa, em Araraquara, mas a Federação Paulista de Futebol deve divulgar ainda neste domingo a data e o horário do confronto.
O jogo
O Corinthians abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Fabrício Oya pressionou a saída de bola, ganhou na dividida e passou para Lucas Minele, que da entrada da área acertou um chute colocado no canto esquerdo do goleiro Vítor Dias, que chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol: 1 a 0!
A Locomotiva buscou a reação e se aproximou do gol aos 20, quando Luís Henrique foi acionado na área, mas foi travado no momento da finalização. Aos 24, a Ferroviária quase empatou: Maurício recebeu na ponta esquerda e fez cruzamento na medida para Luís Henrique cabecear e acertar a bola no travessão.
Mas em um contra-ataque aos 25, o Corinthians chegou ao segundo gol. Fabrício Oya recebeu pela esquerda e fez longo lançamento em inversão para Rafael Bilu, que dominou no peito dentro da área e finalizou com categoria do lado direito do goleiro Vítor Dias: 2 a 0!
Aos 45, a Locomotiva levou muito perigo em cobrança de falta pelo lado direito, onde Rafinha alçou a bola na área e Luís Henrique cabeceou de frente para o gol, mas parou em uma belíssima defesa do goleiro corintiano.
A Ferroviária voltou com duas alterações para o segundo tempo com o intuito de dar mais velocidade ao ataque. Aos 4 minutos, a equipe araraquarense assustou em uma cobrança de falta de Rafinha, que acertou uma bomba e a bola passou raspando o travessão.
Aos 14, Rafinha ganhou na dividida pela ponta direita e acionou Gabriel na entrada da área. Ele bateu para o gol, o goleiro Diego deu o rebote e o artilheiro Luís Henrique finalizou para marcar seu sexto gol na Copinha: 2 a 1!
A torcida afeana nem teve tempo para comemorar. Na saída de bola, o Corinthians voltou a abrir a vantagem. João Pedro recebeu belo lançamento em velocidade e saiu na cara do gol para encher uma bomba, sem chances para o goleiro afeano: 3 a 1!
Aos 29, João Pedro arriscou da entrada da área e parou em uma boa defesa do goleiro afeano Vítor Dias, que espalmou em seu canto esquerdo. No restante do segundo tempo, a Ferroviária não conseguiu criar chances de gol. A única delas ocorreu aos 44, quando Luan fez boa jogada pela direita e cruzou para Cleison, que cabeceou desequilibrado para fora e perdeu a chance de diminuir a vantagem. Final de jogo: 3 a 1 e classificação corintiana na Fonte.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Domingo, 14 de janeiro, 20h10;
Arbitragem: Márcio Roberto Soares, auxiliado por Marco Antônio de Andrade Motta Junior e Diogo Correia dos Santos;
Cartões amarelos: Lauro (Ferroviária); Lucas Minele (Corinthians);
Gols: Vítor Dias (4’ do 1º T), Rafael Bilu (25’ do 1º T) e João Pedro (15’ do 2º T) para o Corinthians; Luís Henrique (13’ do 2º T) para a Ferroviária.
CORINTHIANS – Diego, Samuel, João, Ronald e Carlos Augusto; Renan Areias, Lucas Minele (Guilherme Borges) e Fabrício Oya; Vitinho, Rafael Bilu (Zé Gabriel) e Willian (João Pedro). Técnico: Dyego Coelho.
FERROVIÁRIA – Vítor Dias, Luan, Jordan, Maycon e Alex Silvério (João Paulo); Pedro Guerreiro (Cleison), Pedro do Rio e Lauro (Gabriel Marinheiro); Maurício (Richard), Rafinha e Luís Henrique (Murilo Coletti). Técnico: Leonardo Mendes.