A Ferroviária frustrou sua torcida que marcou presença na noite desta segunda-feira, 29 de janeiro, na Fonte Luminosa. Em jogo válido pela quarta rodada do Paulistão 2018, a equipe araraquarense foi derrotada pelo Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1 e continuou sem vencer na competição. A Locomotiva, que já havia perdido de virada para o Corinthians na rodada anterior, repetiu a situação ao abrir o placar com gol de Moacir e sofrer a derrota com gols de Bruno Morais e Jheimy, todos os tentos anotados no segundo tempo.
Com o resultado, a equipe do técnico PC de Oliveira se manteve com 2 pontos em quatro jogos e entrou na zona de rebaixamento, na penúltima colocação geral do campeonato. Na tabela de classificação do Grupo C, a Ferroviária vê a classificação como um sonho cada vez mas distante, já que se encontra atrás de Palmeiras (12 pontos), São Bento e Novorizontino (ambos com 7).
Na próxima rodada, a Ferroviária voltará a atuar fora de seus domínios. O time araraquarense vai até a cidade de Lins, onde enfrentará o Linense na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, às 20 horas, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes. Na rodada seguinte, a Locomotiva voltará a jogar em casa, em jogo marcado para o dia 10 de fevereiro, sábado, às 16h30, contra o Santos na Fonte Luminosa. Essa será a única partida da Locomotiva contra um dos grandes em Araraquara pela primeira fase do estadual.
O jogo
O jogo teve um início estudado e cadenciado, com muita marcação no meio de campo. A primeira oportunidade de gol foi da Ferroviária aos 13 minutos, quando Daniel Vançan fez o cruzamento pela esquerda na segunda trave, onde Hygor escorou de cabeça para Léo Castro finalizar rasteiro, mas a bola passou perto da trave direita do goleiro Tiago Cardoso. Aos 16, Patrick lançou para Léo Castro, que ajeitou para Misael bater em diagonal, mas o goleiro do Botafogo estava bem colocado para fazer a defesa em seu canto direito.
Aos 20, o Botafogo levou perigo quando Peri arrancou em contra-ataque pela esquerda e, perto da linha de fundo, cruzou rasteiro para o meio da área, mas Patrick tirou a bola antes de chegar ao atacante Bruno Moraes, que estava pronto para estufar a rede. Aos 22, Bruno Morais aproveitou cruzamento e cabeceou para o gol, mas parou na defesa de Tadeu, que estava bem posicionado para encaixar com tranquilidade. Aos 39, Danielzinho conduziu para o meio e chutou de fora da área, mas a bola passou perto da trave esquerda de Tadeu. Aos 41, em cobrança de falta próximo à lateral direita, Dodô cruzou rasteiro para Naylhor fazer o gol, mas a arbitragem assinalou o impedimento.
As duas equipes voltaram do vestiários sem alterações e ambas passaram a buscar mais o ataque. Aos 9 minutos, Hygor aproveitou cruzamento na área e cabeceou de frente para o gol, mas parou em uma defesa à queima-roupa do goleiro Tiago Cardoso. No rebote, o mesmo Hygor chutou forte, sem ângulo, e acertou a trave.
Mas aos 10 minutos, a Ferroviária chegou ao gol e fez a festa de sua torcida. Moacir tabelou com Misael e recebeu na entrada da área para bater colocado no canto esquerdo do goleiro Tiago Cardoso e abrir o placar na Fonte Luminosa 1 a 0!
A equipe da casa criou duas boas chances de ampliar sua vantagem. Aos 18, Velicka acionou João Paulo pela esquerda. Ele passou rasteiro na área, Velicka fez o corta-luz e Léo Castro bateu da entrada da área, mas a bola passou por cima do travessão. Um minuto depois, foi a vez de Alisson chegar à linha de fundo e cruzar rasteiro na área, onde Misael deixou a bola passar para Velicka bater de primeira por cima do gol.
Mas aos 28, o Botafogo chegou ao gol de empate. Após um contra-ataque pela direita, Bruno Morais recebeu pelo lado direito da área, cortou Daniel Vançan e bateu colocado. A bola ainda desviou no zagueiro Patrick antes de entrar no canto direito de Tadeu: 1 a 1.
O empate já parecia um resultado ruim para a Ferroviária, mas a situação piorou aos 44 minutos, quando o time de Ribeirão Preto chegou ao seu segundo gol. Após troca de passes pela ponta esquerda, a bola chegou a Jheimy, que deu um belo corte no zagueiro Luan e bateu colocado no lado esquerdo de Tadeu, que nada pôde fazer para evitar a virada: 2 a 1 e muito desânimo dos torcedores na saída do estádio.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 1 x 2 BOTAFOGO
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Segunda-feira, 29 de janeiro, 20 horas;
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Gustavo Rodrigues de Oliveira;
Público: 1.899 pagantes;
Renda: R$ 35.605,00.
Cartões amarelos: Daniel Vançan (Ferroviária);
Gols: Moacir (10' do 2T) para a Ferroviária; Bruno Morais (28' do 2T) e Jheimy (44' do 2T) para o Botafogo;
FERROVIÁRIA – Tadeu; Alisson (Diogo Mateus), Patrick, Luan e Daniel Vançan; Íkaro (Moacir), Bruno Silva e Velicka; Hygor (João Paulo), Misael e Léo Castro. Técnico: PC de Oliveira.
BOTAFOGO – Tiago Cardoso; Carlos Henrique, Naylhor, Plínio e Peri; Willian Oliveira, Serginho e Dodô; Mascarenhas, Danielzinho (Jhemy) e Bruno Moraes (Walfrido). Técnico: Léo Condé.