No ano em que a Paróquia Nossa Senhora Aparecida completa seu Jubileu de 50 anos, a 37ª edição da Encenação da Paixão de Cristo se transfere da Arena da Fonte Luminosa e irá retornar às suas origens: será na praça em frente à paróquia, na Vila Xavier, onde tudo começou em 1982.
A Prefeitura de Araraquara, que recebeu a diretoria da Associação Comunitária, Educativa, Cultural e Religiosa ENSA (Encenação Nossa Senhora Aparecida), que organiza o espetáculo, auxilia com a logística, o isolamento de ruas e acessos.
Como é tradicional, a população é convidada a doar, voluntariamente, um quilo de alimento não perecível (a recepção será no próprio local). Toda a arrecadação será revertida às entidades filantrópicas de Araraquara que enviaram ofício à ENSA solicitando repasses de alimentos. O evento será em 30 de março, às 19h30.
História
A 1ª edição da encenação foi realizada na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em 1982, por jovens da própria comunidade. Em 1986, o espetáculo foi transferido para o então Estádio Municipal Tenente Siqueira Campos (atual campo do Clube Araraquarense), onde foi apresentado até 1992.
Em 1993, na sua 12ª apresentação, a encenação foi transferida para o Estádio da Fonte Luminosa, onde foi realizada até o ano passado. O novo local contou com estrutura maior e mais confortável para a quantidade de público.
Neste ano, com um espetáculo reduzido devido ao espaço, o público acompanhará as cenas como coadjuvante, participando e interagindo com os artistas. Devido este fato, torna-se necessária a chegada do público o quanto antes possível. A encenação está prevista para ter, no máximo, 1 hora e 20 minutos.
Cerca de 150 voluntários encenarão passagens marcantes a partir da chegada triunfal de Jesus em Jerusalém, último destino até sua condenação. Para isso, toneladas de equipamentos cenográficos, de som, iluminação e efeitos especiais serão utilizadas para a montagem dos cenários.