Ferroviária e Bragantino voltarão a se enfrentar nesta quinta-feira, 8 de março, às 17 horas, na Fonte Luminosa, em jogo válido pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão 2018.
Segundo levantamento do historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi, as duas equipes possuem um histórico de 21 encontros, onde a Locomotiva leva a melhor com dez vitórias, contra quatro do time alvinegro e sete empates. Na contagem de gols, a vantagem afeana também é evidente: 41 contra 20 do adversário.
A história do confronto teve início em 1953. Os primeiros oito jogos, disputados no período de dois anos, até 1955, foi de extrema supremacia grená, com seis vitórias, dois empates e nenhuma derrota.
Depois desse período, os dois times ficaram se enfrentar durante 35 anos, o que só voltou a ocorrer em 1990. De 1998 até 2005 houve um novo intervalo sem jogos. Em 2006, porém, Ferroviária e Bragantino se enfrentaram na final da Copa FPF (atual Copa Paulista), onde a Locomotiva saiu campeã graças a uma vitória em casa por 1 a 0 (gol de Alex) e um empate por 1 a 1 em Bragança Paulista (gol afeano marcado por Jackson).
Os últimos duelos ocorreram pela Copa Paulista de 2016, quando a Ferroviária empatou com o adversário em casa por 2 a 2 e no returno venceu fora de casa por 1 a 0, com gol do zagueiro Luan, atual capitão da equipe.