Com participação especial do mestre Seu Luiz Paixão, um dos mais importantes rabequeiros no Brasil, Renata Rosa faz show no Sesc Araraquara nesta sexta-feira (6), acompanhada também pelos músicos Hugo Linns (baixo, viola e vocais), Pepê da Silva (viola, violão de sete, bandola e vocais) e Amendoim (percussões e vocais), parceiros da artista há 15 anos. A partir das 20 horas a cantora apresenta seu mais recente trabalho, Encantações, proporcinando ao público uma verdadeira usina de rabecas e percussões, com drapeados cristalinos de violas de dez cordas, polifonias vocais complexas e fluidas que se erguem em espirais como as chamas de uma fogueira, deixando em primeiro plano a voz sinuosa e telúrica da cantora. A apresentação é gratuita e aberta ao público.
Dona de uma premiada trajetória, depois de plantar sua semente com o álbum de estreia Zunido da Mata (Prêmio Choc de L’année – Le Monde de la Musique) e de receber o Prêmio da Música Brasileira e a indicação de Melhor Álbum pela World Music Central por seu segundo álbum, Manto dos Sonhos, Renata Rosa nos traz seu novo álbum Encantações, uma obra que preserva a energia de transe, ora de um refinamento que tudo suspende para a escuta, ora de uma incrível força de comunhão festiva. O disco acaba de figurar no ‘TOP OF THE WORLD’ pela revista inglesa Songlines. Está no TOP 10 2017, entre os 10 CDs de destaque lançados neste ano no Reino Unido na Seleção de Sir David Attenborough, o lendário diretor da BBC.
Tendo vivido durante anos imersa no universo poético-musical do Baixo São Francisco alagoano e da Mata Norte pernambucana entre os sinuosos cantos e polifonias vocais indígenas, os xangôs, as relações intrínsecas entre música e poesia nos cocos, cirandas, atuando como rabequeira nos cavalos-marinhos do interior, Renata Rosa foi arrebatada pela força encantatória destas músicas. Em retorno a artista as assimilou e as fundiu com suas experiências urbanas, recriando novos temas sob códigos ancestrais e criando um som soberbo e poético de seu universo particular. Com um trabalho consolidado, Renata Rosa já se apresentou em mais de 200 cenas na Europa, de Festivais de Música do Mundo a importantes cenas de Jazz, com destaque para a Sala Flagey – da Filarmônica de Bruxelas, Theatre des Bouffes du Nord, Festivais Jazz a Nancy, Jazz Sur les Pommiers (França), Pohoda (Eslováquia), Sziget (Hungria), Førde (Noruega), Ethnoport (Polônia).
Entre seus feitos estão criações para o Museu do Louvre e para o Theatre de la Ville de Paris. Renata Rosa integrou a equipe criativa responsável pela trilha de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro, e foi selecionada pelo Festival MIMO para representar a música brasileira no ShowCase Scotland 2017 e no Festival Celtic Connections (Escócia) ao lado de Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Baby do Brasil, e neste mesmo ano também foi selecionada para realizar um ShowCase na Circulart 2017 em Medellín, Colômbia.
Serviço
Show Renata Rosa
Dia: 6/4, sexta
Horário: 20h
Local: Garimpo
Classificação: Livre
Grátis