InícioEsporteGuerreiras Grenás estreiam no Brasileiro

Guerreiras Grenás estreiam no Brasileiro

Ferroviária visita o Pinheirense nesta quarta-feira em Belém do Pará

Terá início nesta quarta-feira, 25 de abril, a caminhada das Guerreiras Grenás na busca pelo bicampeonato brasileiro. A Ferroviária, que faturou o título em 2014, vai a campo às 15 horas no Estádio Mangueirão, em Belém do Pará, onde enfrentará o Pinheirense pela abertura do Brasileirão Feminino da Série A1.

A equipe araraquarense vai a campo motivada pelo bom desempenho no início do Campeonato Paulista, onde acumulou duas vitórias e um empate. O problema é que a partir de agora o time terá uma verdadeira maratona de jogos por conta das duas competições paralelas. Assim que voltar do Pará, a Ferroviária terá pouco tempo de preparação para o jogo do próximo sábado, às 15 horas, contra a Francana na Fonte Luminosa.

Por isso, o técnico Celso Boffa iniciará um planejamento que visa fazer um rodízio no plantel. "A ideia é começarmos a primeira rodada do Brasileiro com a equipe principal, aquela que vinha jogando no Paulista, e no jogo contra a Francana começarmos a fazer o rodízio no elenco, para dar minutagem para as meninas, justamente para que elas ganhem experiência. E servirá para aquelas que não estão jogando como titulares, mas que a gente sabe que tem condições, entrarem e também ganharem minutos e ganharem confiança. Daqui a pouco estaremos rodando nos dois campeonatos", explicou o treinador.

Remanescentes

Em 2014, a Ferroviária encantou o Brasil ao conquistar as duas competições nacionais de futebol feminino – a Copa do Brasil e o Brasileirão. Na ocasião, o esquadrão comandado pelo técnico Douglas Onça chegou a ter dez jogadoras convocadas pela Seleção Brasileira.

O elenco atual conta com algumas remanescentes daquela conquista, como a goleira Luciana, as meiocampistas Rafaela Mineira, Patrícia e Nicoly, além das atacantes Rafaela Travalão e Raquel, que foi a artilheira do Brasileirão de 2014 com 16 gols em 15 jogos.

Regulamento

O Brasileirão Feminino 2018 é composto por quatro fases e conta com a participação de 16 times, que na fase inicial formam dois grupos de oito clubes e jogam dentro da chave em turno e returno, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada lado às quartas de final.

O Grupo 1 é formado pelo São José, São Francisco-BA, Ferroviária, Iranduba-AM, Pinheirense-PA, Sport Recife, Kindermann e Corinthians, enquanto Vitória-PE, Foz Cataratas-PR, Rio Preto, Flamengo, Santos, Portuguesa, Audax e Ponte Preta compõem o Grupo 2.

A partir da segunda fase, os clubes se enfrentarão no sistema eliminatório mata-mata até ser conhecido o campeão. A competição é disputada desde 2013 e já foi conquistada por Centro Olímpico (2013), Ferroviária (2014), Rio Preto (2015), Flamengo (2016 e Santos (2017).

JOGOS DA 1ª RODADA

Quarta-feira, 25 de abril de 2018
15h – Pinheirense x Ferroviária
15h – Santos x Flamengo
15h – Sport x São José
15h – Ponte Preta x Vitória
15h – Portuguesa x Rio Preto
15h – Audax x Foz Cataratas
15h – Kindermann x Iranduba
17h30 – Corinthians x São Francisco

 

Sair da versão mobile