InícioNotíciasEconomiaIESA articula parceria com empresas estrangeiras

IESA articula parceria com empresas estrangeiras

Grupo também planeja instalação de um “porto seco” em Araraquara

A crise da IESA, empresa do ramo de metalurgia que já teve cerca de 5 mil funcionários em Araraquara, pode estar perto do fim. O Portal Morada apurou, com exclusividade, que o C.D.A. das empresas INEPAR/IESA articula com empresas estrangeiras uma parceria que pode recolocar a unidade de Araraquara novamente entre as grandes do setor.

O novo modelo de negócio se daria pode meio de uma parceria entre a IESA e empresas da Rússia, China, República Belarus e a alemã  Bioenergy, todas parceiras da GEOTERRA, de Belo Horizonte (MG), que utilizariam o parque fabril de Araraquara para a fabricação de produtos de última geração no setor de infraestrutura. A parceria seria fundamental para a recuperação econômica da IESA, que se arrasta desde que foi decretado o processo de recuperação judicial. Desde então, milhares de pessoas foram demitidas e muitos demitidos brigam na Justiça pelo recebimento das indenizações e atrasados. Também se tornaram constantes greves e paralisações dos funcionários ainda em atividade.

O plano de investimento também contemplaria a instalação de um Porto Seco em área contígua, aproveitando o contorno ferroviário instalado próximo a Tutoia. Se confirmados, os investimentos poderão gerar uma  nova configuração de negócios e reaquecer  a geração de empregos na cidade.

O grupo esteve em Araraquara no mês de abril para conhecer o espaço. As negociações estariam avançadas. A Prefeitura de Araraquara, inclusive, já teria sido comunicada sobre as intenções do grupo.  

 

Sair da versão mobile