A espera de contribuintes por atendimento, nos guichês do andar térreo da Prefeitura de Araraquara, extrapolou o limite da paciência e chegou há 4 horas nesta segunda-feira, dia 14, primeiro dia do programa Refis 2018 (Programa de Recuperação Fiscal do Município).
Na semana passada, quando a Prefeitura notificou 30 mil devedores, a equipe do Portal Morada começou a receber reclamações apontando problemas na estrutura para atender a grande demanda.
Um idoso, que falou com a reportagem, aguardava há uma hora e meia, mesmo com a senha preferencial. Uma aposentada, que também reclamou para a nossa equipe, conseguiu deixar o Paço Municipal somente após duas horas aguardando sua senha ser chamada.
A coordenadora de Dívida Ativa do Município, Priscila Grifoni, ressaltou que a equipe de atendimento foi ampliada, passando de 12 para 15 o número guichês, mas a estrutura de atendimento não foi suficiente (veja a reportagem completa abaixo).
Refis 2018
Devem procurar o Paço Municipal quem tem dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), Taxas de Poder de Polícia Administrativa e débitos referentes ao Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).
Quem quiser pagar à vista terá 100% de desconto de juros e multa sobre o valor principal da dívida. O desconto cai para 80% para quem pagar em duas vezes, 60% em três vezes e 40% em quatro parcelas. A primeira parcela deve ser recolhida no mês em que se for feita a adesão ao Refis, com as demais parcelas sendo acertadas nos meses seguintes (caso o pagamento não seja à vista).