Japão e Polônia fizeram possivelmente um dos piores jogos da Copa do Mundo 2018 nesta manhã de quinta-feira (28), no estádio de Volgogrado. Precisando apenas de um empate para avançar às oitavas, os japoneses perderam por um 1 a 0, mas abriram mão de correr atrás do placar no momento em que a Colômbia abriu o placar contra Senegal, resultado que garantiu a classificação da seleção japonesa.
Se o Japão até jogou melhor no primeiro tempo, criando mais chances, a partida contra a Polônia será lembrada pelos 10 minutos finais em que os japoneses abriram mão de jogar e ficaram apenas trocando passes na zaga. Os poloneses, por sua vez, não buscaram o segundo gol e a seleção japonesa arrancou a classificação por ter dois cartões amarelos a menos que Senegal, já que no número de pontos e saldo de gols, africanos e asiáticos estavam empatados.
O desempenho dos japoneses até esta terceira rodada do grupo H vinha sendo tratado como uma das surpresas da Copa, mas nesta quinta-feira o cenário foi bem diferente. Não à toa, o técnico Akira Nishino entrou com seis reservas em campo, deixando os quatro jogadores que marcaram gols contra Senegal e Colômbia no banco. Desde o início, ficou claro que o Japão veio a campo em busca de um empate.
Com o resultado, o Japão avança para as oitavas de final podendo pegar Inglaterra ou Bélgica, dependendo do resultado do jogo, às 15h, entre as seleções europeias. Já a Colômbia, que venceu Senegal por 1 a 0, avançou em primeiro lugar no grupo H, com seis pontos.