A Copa do Mundo 2018 começa a se afunilar e apenas oito seleções seguem na briga pelo título mais cobiçado do futebol mundial. A fase de quartas de final terá início nesta sexta-feira com dois jogos que definirão os adversários da primeira partida da semifinal.
As emoções terão início às 11 horas com o confronto entre França e Uruguai e quem passar terá pela frente o vencedor do duelo entre Brasil e Bélgica, que acontecerá às 15 horas. Os outros dois jogos acontecerão no sábado (7), quando Suécia e Inglaterra se enfrentarão às 11 horas e Croácia e Rússia fecham a disputa às 15 horas.
Embalada por três vitórias seguidas por 2 a 0 sobre Costa Rica, Sérvia e México, a Seleção Brasileira aposta na melhor defesa da Copa (com apenas um gol sofrido) para encarar a Bélgica, que é dona do melhor ataque da competição (12 gols em quatro jogos). Brasil e Bélgica, aliás, são as seleções melhores colocadas no Ranking da Fifa entre aquelas que ainda estão vivas no torneio, ocupando respectivamente a segunda e a terceira posição (atrás apenas da Alemanha, que já se despediu da Copa).
O técnico Tite já adiantou que promoverá duas mudanças em sua escalação, com o volante Fernandinho no lugar do suspenso Casemiro, e o lateral esquerdo Marcelo no lugar de Filipe Luís. "Conversei com o Marcelo e o Filipe Luís. O Marcelo saiu por um problema clínico e não voltou no jogo seguinte por um problema físico, só poderia jogar de 45 a 60 minutos. O Filipe Luís jogou muito nos dois jogos, competem os dois, deixam a cabeça do homem um trevo. E por critério volta o Marcelo", justificou Tite.
O treinador, que costuma fazer um rodízio da faixa de capitão, escolheu para a partida desta sexta o zagueiro Miranda, que já havia desempenhado a função na Copa, no confronto com a Sérvia. A escalação também não é mistério e Tite colocará o Brasil em campo com Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
Tradição pesa?
Única seleção a disputar todas as edições da Copa do Mundo e única a possuir cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o Brasil só enfrentou a Bélgica em uma única oportunidade em Mundiais. Na ocasião, Rivaldo e Ronaldo marcaram os gols da vitória por 2 a 0 pelas oitavas de final da Copa de 2002, última em que a Seleção Brasileira levantou a taça.
Para o jogo desta sexta na Arena Kazan, o Brasil terá como adversário uma seleção que vem embalada por quatro vitórias em quatro jogos disputados. O time belga é visto em seu país como a melhor geração de atletas de todos os tempos, o que anima sua torcida a sonhar com o primeiro título mundial. "O poder criativo da Bélgica é muito forte, a qualidade, vai ser um grande jogo. São duas equipes que primam por um futebol bonito, cada um com suas características. A Bélgica tem valores individuais de qualidade, um grande técnico, uma grande campanha", reconhece Tite, em tom respeitoso.
O respeito também é notado do lado adversário. "Quando você joga contra o Brasil, precisa entender que é o melhor time da competição. Você tem que aceitar isso. Quanto antes entende seu papel, mais rapidamente as coisas ficam claras. Tem a qualidade de jogadores como Coutinho, Neymar, que podem decidir em um segundo. Não somos favoritos. Acredito que ninguém vai esperar que vamos às semifinais. É um jogo que, quando você é um menino, você sonha, de estar envolvido em uma Copa do Mundo contra o Brasil", declarou Roberto Martínez, treinador espanhol da Bélgica.
FICHA TÉCNICA
BRASIL x BÉLGICA
Local: Arena Kazan, Rússia.
Data/Horário: Sexta-feira, 6 de julho, 15h.
Arbitragem: Milorad Mazic, auxiliado por Milovan Ristic e Dali Djurdjevic (Sérvia).
BRASIL: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo; Fernandinho; Paulinho, Willian, Coutinho, Neymar; Gabirel Jesus. Técnico: Tite.
BÉLGICA: Courtois; Alderweireld, Kompany, Vertonghen; Meunier, Fellaini, Witsel, Carrasco; De Bruyne, Hazard; Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.
QUARTAS DE FINAL
Sexta-feira, 6 de julho
11h – Uruguai x França – Nizhny Novgorod
15h – Brasil x Bélgica – Kazan
Sábado, 7 de julho
11h – Suécia x Inglaterra – Samara
15h – Rússia x Croácia – Sochi