InícioCidadesCidadeEstudante pode abandonar escola por problemas de visão

Estudante pode abandonar escola por problemas de visão

Garota de 16 anos não consegue acompanhar as aulas e tem aprendizagem comprometida. Beatriz aguarda exame com oftalmologista do SUS

A adolescente Beatriz Theodoro Menezes, 16 anos, está indo para o último semestre do Ensino Médio sem condições de acompanhar as atividades em sala de aula devido a um problema grave de visão.

A garota, que mora no Distrito Industrial, em Araraquara, cursava ainda a oitava série quando começou a copiar com dificuldade o exercício que o professor passava na lousa. Hoje, no terceiro ano, ela conta que não consegue acompanhar as aulas. “Vou apenas para marcar presença e não perder o Bolsa Família”, diz a garota. Uma das regras do programa federal, que beneficia pessoas de baixa renda, é manter a frequência em sala de aula.

O caso da Beatriz se agravou no ano passado, quando a mãe da estudante, Miriam Elizabete Theodoro Menezes, resolveu procurar a rede pública de saúde em busca de um encaminhamento da filha ao oftalmologista.

A primeira informação do especialista não foi nada boa. Beatriz tem glaucoma e, seu caso, deve ser cirúrgico. A garota praticamente não enxerga com o olho direito e, com o outro, tem dificuldade para longe.

O caso tem se agravado com certa rapidez e preocupa os pais da menina, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde – SUS. Um exame está marcado para 9 de agosto. A família espera que o caso seja logo encaminhado para um diagnóstico conclusivo e tenha uma solução rápida. A Secretaria Municipal da Saúde não havia se manifestado sobre o caso até a publicação dessa reportagem.  Confira a reportagem abaixo.

Estudante pode abandonar escola por problemas de visão

 

Sair da versão mobile