Formado exclusivamente por musicistas, o grupo Samba de Dandara chega ao Sesc Araraquara para mais uma tarde de samba. No domingo (19), convidam a cantora Paula Sanches para compor a roda, às 16 horas, apresentando o samba em suas várias vertentes, ijexás, afoxés e pontos de candomblé e umbanda. A entrada é gratuita.
Dandara, guerreira mulher negra, é referência histórica na luta contra a escravidão. Ser Dandara significa rememorar, homenagear e promover a resistência feminina e negra. Com respaldo nessa força e ancestralidade, o grupo propõe a reflexão sobre o lugar da mulher no universo do samba, questionando-se o machismo estrutural da sociedade em que vivemos. Com Laurinha Guimarães no violão, Laís Oliveira no cavaquinho; Maíra Ranzeiro, Analia, Mariana Rhormens e Roberta Kelly na percussão, Samba de Dandara é resistência, e volta-se à expansão e fortalecimento do lugar da mulher tanto no samba como no mundo.
No repertório desta tarde, destacam-se as obras de compositoras que deixaram suas marcas na música brasileira e na história da banda, entre elas Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Teresa Cristina, além de músicas de compositores que afirmam a origem paulista desse projeto, como Geraldo Filme, Kiko Dinucci e Douglas Germano. Também estão presentes composições autorais do grupo, como “Pé de moça”, de Mariana Rhormens.
Serviço
Samba de Dandara convida Paula Sanches
Dia: 19/8, domingo
Horário: 16h
Local: Estacionamento do Sesc
Classificação: Livre
Grátis