Os estudantes da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) estreiam mais um espetáculo esta semana: é "Entre esquecidos e invisíveis, nossos heróis", em cartaz nos dias 08, 09 e 10 de novembro, na própria escola. As apresentações serão realizadas às 19h30.
O espetáculo reúne aproximadamente 150 alunos, com idades que variam de 11 a 14 anos, além de todas as linguagens artísticas da escola: dança, música, teatro, capoeira e artes visuais. Os estudos começaram já no primeiro semestre e o resultado faz parte de um processo reflexivo conjunto de professores e alunos.
O coordenador técnico da EMD, Carlos Fonseca, conta que "Entre esquecidos e invisíveis (…)" traz à cena a síntese de um processo de estudo mediado pela concepção de uma educação humanizadora, republicana e pelos princípios do respeito à pluralidade, à liberdade e o amor à vida.
"Como sempre, considera-se nesta montagem o contexto brasileiro, periférico, resultado de um processo de colonização ocorrido há mais de quinhentos anos e cujos efeitos persistem de diferentes maneiras. Dois temas nortearam nossa reflexão: o conceito de herói e seus desdobramentos desconstruídos, que nos levaram, por exemplo, à compreensão do herói coletivo que podemos e devemos ser; e a obra de Paulo Freire, 'Pedagogia do Oprimido', que, neste ano, completa 50 anos", explica o coordenador.
Fonseca lembra que "Entre esquecidos e invisíveis (…)" revela-se o nosso herói – "o povo esquecido ou invisibilizado por quem o grande pedagogo pernambucano batalhou com muito amor e dedicação para ver feliz e emancipado por meio da educação".
"Entre esquecidos e invisíveis (…)" abre as portas de um caminho que se inicia nas lavouras de uma cultura popular sempre vicejante, enfrentando, como retirantes, áridos campos de fome e miséria. Passando pela dureza gélida do chão de fábrica, chegando na cidade de muitos rostos, ávidos por um lugar que lhes pertença.
"Nosso estudo este ano começou com a discussão sobre o conceito de herói e, a partir da leitura da obra Pedagogia do Oprimido, chegamos a ideia que todos os oprimidos de nossa sociedade, por um motivo ou por outro, são nossos verdadeiros heróis. Tem até uma conversa inusitada entre três personagens importantes de nossa cultura: Paulo Freire, Ariano Suassuna e Cora Coralina", pontua o coordenador.
Vale lembrar que, na próxima semana, nos dias 12 e 13 de novembro (segunda e terça-feira), às 20 horas, os alunos dos primeiros anos apresentam o também novo espetáculo "Aprendendo a ler o mundo".
Os ingressos, para ambos os espetáculos, podem ser adquiridos na secretaria da EMD, no horário de 7h as 17h30. O valor de cada convite, para cada espetáculo, é de R$ 5,00. A Escola Municipal de Dança. Av. Vicente Jerônimo Freire, nº 12, Vila Xavier.
Serviço:
Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira apresenta:
"Entre esquecidos e invisíveis, nossos heróis"
Dias: 08, 09 e 10 de novembro
Horário: 19h30
"Aprendendo a ler o mundo"
Dias: 12 e 13 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Escola Municipal de Dança (Av. Vicente Jerônimo Freire, nº 12 – Vila Xavier)
Ingressos: R$ 5,00