A presença do bicampeão mundial de solo Diego Hypólito na competição de Ginástica Artística nos 82º Jogos Abertos de São Carlos lotou o Ginásio da Escola Educativa na tarde da quarta-feira (21). Quase duas horas antes da apresentação, o público já se aglomerava para garantir um lugar de onde pudesse ver de perto o ídolo que representa a cidade de São Bernardo do Campo.
Na grade ao entorno das quadras, as crianças já estavam com papel e caneta nas mãos, só esperando o autógrafo. Vinicius Dotta, de 12 anos, chegou quase duas horas antes da apresentação de Hypólito. “Estou esperando para ver os saltos e para tentar pegar autógrafo”, contou. Ele estava com o amigo Gabriel Silva, também de 12 anos. “Eu sempre ouvi falar do Diego e hoje vim aqui para conhecê-lo”, falou.
Raíssa Fortulan, de 11 anos, disse que até já pensou em fazer ginástica. “O que eu mais quero aqui é ver as apresentações e pegar um autógrafo. Se eu conseguir, vou ficar feliz”, ressaltou. Os olhares estavam vidrados nos ginastas já no aquecimento. E a cada salto de Hypólito, a meninada bradava. “É muito legal, eu adoro ginástica. Adoro ver os equipamentos e quando os atletas vão para o ar”, declarou Ana Clara Fragelli David, de 12 anos.
Hypólito chegou sorrindo e já no início atendeu parte dos fãs. Em seguida, foi se aquecer e se concentrar para as provas do dia. “Os Jogos Abertos são muito importantes, porque valorizam muito o esporte aqui no Estado de São Paulo. Eu fico muito honrado de ser paulista e ver que todo trabalho é feito das raízes de todas as classes sociais e de todos os cantinhos do estado. São Paulo é o maior formador da ginástica brasileira nacionalmente, então é muito importante participar nesta competição. Acho que todas as competições têm seu valor”, falou.
Vice-campeão olímpico no solo nos Jogos do Rio em 2016, o ginasta também participou das provas de cavalo com alças e argolas, mesmo sem competir nesses aparelhos há mais de 11 anos. “Ultimamente tenho competido solo apenas. Só estou competindo nesses outros aparelhos hoje para ajudar minha equipe que não tinha o quadro de atletas total, então é um grande desafio, mas vou fazer o melhor que posso”, garantiu.
Diego Hypólito disse que seu empenho na ginástica será grande em 2019. “Ano que vem tem competições bastante importantes que devo participar. Minha intenção é me classificar para os Jogos Olímpicos de 2020”, afirmou.
E para quem se inspira no bicampeão mundial de solo, ele tem um recado: “Jovens de São Carlos e do Brasil, não desistam dos seus sonhos nos obstáculos. Se caírem, levantem-se de cabeça erguida e vão para o próximo obstáculo”, ressaltou.