InícioCultura Oficina de Lambe-Lambe atrai jovens à Casa da Cultura

 Oficina de Lambe-Lambe atrai jovens à Casa da Cultura

Oficina ministrada por com Livia Martucci, com a participação de aproximadamente 20 jovens

A oficina cultural de Artes Urbanas, com enfoque no Lambe Lambe, aconteceu pela segunda vez esta semana, nesta sexta-feira, dia 07. A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa destacou a arte do lambe-lambe, com a oficina ministrada por com Livia Martucci, com a participação de aproximadamente 20 jovens.

Realizada pela Secretaria do Estado de São Paulo/Poiesis, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, a oficina de Arte Urbanacontribuiu para que todos os participantes pudessem ver, refletir, fazer e contextualizar a expressão visual urbana do lambe-lambe nos âmbitos municipais, regionais, estaduais, federais e internacionais, institucionalizadas ou não, ressaltando as possibilidades de formatação de projetos culturais.

Vale destacar que o Lambe-Lambe era o nome oferecido aos fotógrafos de rua, porém, hoje, abrange outras definições: são pôsteres artísticos de tamanhos variados que são colados em espaços públicos, geralmente usando cola de farinha. Podem ser pintados individualmente com tinta látex, spray ou guache ou ser feitos em série com reprodução através copiadoras ou silk-screen. Ainda, podem ser cartazes com finalidades comerciais que divulgam shows musicais de casas noturnas, teatro ou circo.

Lívia Martucci é graduada em Artes Visuais pela UEL, especialista em arte-educação e gestão pública, já atuou em instituições públicas e privadas com produção artística e cultural. A artista é membro do Circuito Grude – um circuito livre de trocas de lambes, via correio, entre artistas e que também conta com a realização de colagens em diferentes contextos urbanos.

 

Sair da versão mobile