InícioEsporte2018: Futebol paulista brilha em duas divisões do Brasileiro

2018: Futebol paulista brilha em duas divisões do Brasileiro

Palmeiras leva a Série A e dois acessos são conquistados na Série C

O Palmeiras ampliou sua hegemonia ao vencer o Campeonato Brasileiro de 2018. Comandado por Roger Machado no início do torneio, o time embalou após a chegada de Felipão, que não perdeu nenhum jogo, para se tornar pela décima vez campeão brasileiro. Já na Série C nacional, Botafogo e Bragantino cumpriram o objetivo e voltaram para a segunda divisão.

 

Invencibilidade com Felipão é chave para o deca

Vindo do vice-campeonato paulista e dividindo a atenção com a Copa Libertadores, o Palmeiras alternou bons e maus momentos no primeiro turno do Brasileirão. A derrota para o Fluminense, por 1 a 0, na 15ª rodada, selou a demissão de Roger Machado. Até então, o time era o sexto colocado, com oito pontos a menos que o líder Flamengo.

Felipão foi anunciado, e assumiu na 17ª rodada. As atenções continuaram divididas com a Libertadores, e também com a Copa do Brasil. Mesmo assim, o comandante soube fazer a equipe seguir em todas as frentes. No Brasileiro, foram 16 vitórias e seis empates. Nas outras competições, eliminações para Boca Juniors-ARG e Cruzeiro, respectivamente. Mas nada que abalasse a felicidade palmeirense.

A campanha alviverde teve 23 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas em 38 jogos. A equipe marcou 64 vezes e sofreu 26 gols.

100%

Representantes paulistas na Série C do Campeonato Brasileiro., Botafogo e Bragantino cumpriram à risca o objetivo e conseguiram o acesso. Integrantes do Grupo B, os times paulistas tiveram adversários de outros estados do Sudeste, Sul e Mato Grosso. O time de Ribeirão Preto terminou na liderança, com 35 pontos, enquanto a equipe de Bragança Paulista garantiu a vaga ao ser quarta colocada, com 29.

No mata-mata que valia o acesso, Botafogo-PB e Náutico foram os adversários. Diante do xará paraibano, o tricolor perdeu de 1 a 0 , mas devolveu o placar no Santa Cruz. Na decisão por pênaltis, vitória por 4 a 3 e acesso garantido. Já o Bragantino construiu boa vantagem no jogo de ida, em casa, ao fazer 3 a 1. O time ainda foi até Pernambuco e segurou o empate em 1 a 1 com o Náutico para sacramentar sua volta à Série B após duas temporadas.

Na semifinal, as derrotas para Cuiabá-MT e Operário-PR impediram uma ‘final caipira’. Em 2019, a dupla paulista estará junta com Ponte Preta, Guarani, São Bento e Oeste, que conseguiram a manutenção na Série B nacional.

 

Sair da versão mobile