Nesta quarta-feira (23), a Ferroviária reencontrará sua torcida às 17 horas, quando receberá a Ponte Preta em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Paulista da Série A1 de 2019.
A Locomotiva busca a reabilitação após estrear com uma derrota para o Santos por 1 a 0 no último sábado no Estádio da Vila Belmiro, em Santos. O gol foi marcado aos 33 minutos do segundo tempo por Jean Mota e até então, a equipe araraquarense mostrou uma boa atuação no setor defensivo, porém sem criar chances claras de gol durante a partida.
O técnico Vinícius Munhoz, que realizou os últimos ajustes nesta terça-feira, não revelou se promoverá alterações em sua formação titular. O certo é que o time terá pelo menos uma mudança, já que o lateral esquerdo Julinho não foi relacionado, o que abre espaço para a escalação de Arthur. O atacante Hygor também segue de fora por conta de uma fibrose.
Regulamento
O Paulistão 2019 conta com o mesmo sistema de disputa utilizado na edição de 2018, com 16 clubes divididos em quatro grupos. A Ferroviária integra o Grupo C ao lado de Corinthians, Bragantino e Mirassol, o que significa que ela não enfrentará essas equipes na primeira fase, onde cada time joga em turno único com os demais clubes dos outros grupos. Os dois melhores de cada grupo de enfrentam nas quartas de final em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e finais. Já os dois piores da classificação geral serão rebaixados para a Série A2 de 2020.
Retrospecto
Ferroviária e Ponte Preta se enfrentaram duas vezes no Paulistão do ano passado, em um intervalo de uma semana. Na primeira partida, que encerrou a primeira fase no dia 11 de março, o jogo terminou empatado sem gols no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O segundo duelo, no dia 18, terminou com a vitória da Ponte Preta por 2 a 0 na Fonte Luminosa, pelo Troféu do Interior.
Segundo levantamento do historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi, as duas equipes se enfrentaram em 79 partidas ao longo da história, com ampla vantagem para o time campineiro. A todo foram 39 vitórias da Macaca contra 18 da Locomotiva e 22 empates. A vantagem expressiva alvinegra se repete na contagem de gols: 110 a 70.
A maior goleada desse confronto ocorreu no dia 16 de abril de 1994, pelo Paulistão, em Campinas, onde a Ponte Preta atropelou a Ferroviária pelo placar de 8 a 1. Já a maior goleada afeana sobre a Macaca ocorreu no dia 11 de março de 1970, pelo Paulistinha, torneio classificatório para o Paulistão, onde a Locomotiva levou a melhor por 5 a 0.
Ingressos
Os ingressos para o jogo entre Ferroviária e Ponte Preta já estão à venda na Sede Administrativa do Clube – o horário de funcionamento da sede é das 9h às 13h e das 14 às 18h. Na bilheteria da Fonte Luminosa, os ingressos começam a ser vendidos apenas no dia do jogo.
O valor dos bilhetes para o estadual será de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Sócio Torcedor Arena e Fonte entram gratuitamente validando a sua carteirinha na catraca (Plano não possui acompanhante adicional gratuito nesta competição). Sócio Torcedor Grená tem direito a um ingresso com valor de meia entrada. Crianças até 12 anos não pagam ingresso.
Pontos de venda:
– Loja Lupo Sport – Bento de Abreu
– Loja Torcida Campeã – Shopping Jaraguá
– Bilheteria Fonte Luminosa – Apenas no dia do jogo (Aceitamos cartões de crédito e débito)
– Sede administrativa da AFE – De seg à sexta das 9h às 13h e das 14h às 18h. (Aceitamos cartões de crédito e débito)
– www.ingressofacil.com.br
Próximo desafio
Na próxima rodada, a terceira da primeira fase, a Ferroviária fará o clássico regional contra o Botafogo na segunda-feira, 28 de janeiro, no Estádio santa Cruz, em Ribeirão Preto.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA x PONTE PRETA
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara;
Data/Horário: Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h;
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho, auxiliado por Daniel Luís Marques e Daniel Paulo Ziolli;
FERROVIÁRIA – Tadeu, Diogo Mateus, Rayan, Elton e Arthur; PH, Tony e Fellipe Mateus; Felipe Ferreira, Maurinho e Lúcio Flávio. Técnico: Vinícius Munhoz.
PONTE PRETA – Ivan; Luís Ricardo, Reginaldo, Renan Fonseca e Diego Renan; Nathan, Edson, Tiago Real e Matheus Vargas; Gerson Magrão e Thalles. Treinador: Mazola Júnior.
Clique aqui para conferir a tabela completa
JOGOS DA FERROVIÁRIA
Sábado, 19 de janeiro, 17h
Santos 1 x 0 Ferroviária
Quarta-feira, 23 de janeiro, 17h
Ferroviária x Ponte Preta
Segunda-feira, 28 de janeiro, 20h
Botafogo x Ferroviária
Quinta-feira, 31 de janeiro, 21h
Ferroviária x Ituano
Segunda-feira, 4 de fevereiro, 20h
Ferroviária x Red Bull
Sexta-feira, 8 de fevereiro, 21h
São Bento x Ferroviária
Domingo, 17 de fevereiro, 17h
Ferroviária x Palmeiras
Segunda-feira, 25 de fevereiro, 19h
Ferroviária x Oeste
Sábado, 2 de março (a confirmar)
Guarani x Ferroviária
Domingo, 10 de março (a confirmar)
São Paulo x Ferroviária
Domingo, 17 de março (a confirmar)
Ferroviária x São Caetano
Quarta-feira, 20 de março (a confirmar)
Novorizontino x Ferroviária
GRUPOS DO PAULISTÃO 2019
Grupo A: Santos, São Caetano, Red Bull Brasil, Ponte Preta
Grupo B: Palmeiras, Novorizontino, São Bento, Guarani
Grupo C: Corinthians, Bragantino, Ferroviária, Mirassol
Grupo D: São Paulo, Botafogo de Ribeirão, Ituano, Oeste