A quinta rodada do Campeonato Paulista trará um dos jogos mais aguardados do torneio. Palmeiras e Corinthians reeditam a final de 2018, terminada com inúmeras polêmicas. O jogo será no sábado e será acompanhado no domingo por um São Paulo buscando a reabilitação diante do São Bento e pelo Santos. O Peixe tenta seguir com 100% frente ao Ituano.
A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians cresceu nos últimos anos com os dois clubes disputando os principais títulos do Brasil. A final de 2018 acabou marcada por um pênalti em cima de Dudu, primeiramente marcado pela arbitragem e anulado por uma possível ajuda externa.
O Palmeiras foi até o fim na Justiça tentando provar a intervenção, mas acabou perdendo a batalha. Com isso, o Corinthians foi declarado de uma vez por todas campeão paulista, o que gerou inúmeras críticas dos dirigentes da equipe alviverde. O Verdão, inclusive deve buscar uma espécie de vingança, já que se vencer vai instalar a crise no Parque São Jorge. Enquanto o Palmeiras lidera o Grupo B de forma isolada, com dez pontos, o Corinthians está fora da zona de classificação do Grupo C, com quatro.
Domingo
No domingo, único com 100% de aproveitamento no torneio, o Santos enfrenta o Ituano para seguir encantando, sob o comando do técnico Sampaoli. O Peixe é o líder do Grupo A, com 12 pontos. O Galo, que vem de derrota para a Ferroviária, por 2 a 1, é o terceiro do Grupo D, com quatro.
Líder do Grupo D, com seis, o São Paulo busca a reabilitação após derrotas para Santos (2 a 0) e Guarani (1 a 0) frente ao São Bento, vice-lanterna do torneio, com dois pontos, tendo melhor campanha apenas frente ao Botafogo, com um.
Os clubes de Campinas também entram em campo neste dia. Embalado após bater o São Paulo, o Guarani, terceiro do Grupo B, com seis pontos, encara o Mirassol, lanterna do Grupo C, com quatro, no Maião.
Já a Ponte Preta, que fez 3 a 0 no Mirassol, desafia o Bragantino, este levou 4 a 1 do Santos, na última rodada. O Massa Bruta é o vice-líder do Grupo C, com cinco pontos, enquanto a Macaca é o segundo do A, com cinco.
Segunda e terça-feira
Mais dois jogos dão prosseguimento à rodada na segunda-feira. Com sete pontos, o Novorizontino visita o Oeste, cinco. Ambos estão na zona de classificação de seus grupos, assim como a Ferroviária, líder do Grupo C, que desafia o Red Bull na Fonte Luminosa. Na terça, o Botafogo pega o São Caetano no Santa Cruz.
JOGOS DA 5ª RODADA
Sábado, 2 de fevereiro
17h – Palmeiras x Corinthians
Domingo, 3 de fevereiro
11h – Mirassol x Guarani
17h – São Paulo x São Bento
19h – Bragantino x Ponte Preta
19h – Ituano x Santos
Segunda-feira, 4 de fevereiro
17h30 – Oeste x Novorizontino
20h – Ferroviária x Red Bull Brasil
Terça-feira, 5 de fevereiro
19h – Botafogo x São Caetano
CLASSIFICAÇÃO
Grupo A
1º) Santos – 12 pontos (4V / 10SG)
2º) Ponte Preta – 5 pontos (1V / 2SG)
3º) Red Bull – 5 pontos (1V / 1SG)
4º) São Caetano – 3 pontos (0V / -2SG)
Grupo B
1º) Palmeiras – 10 pontos (3V / 4SG)
2º) Novorizontino – 7 pontos (2V / -1SG)
3º) Guarani – 6 pontos (2V / 0SG)
4º) São Bento – 2 pontos (0V / -6SG)
Grupo B
1º) Ferroviária – 7 pontos (2V / 1SG)
2º) Bragantino – 5 pontos (1V / -2SG)
3º) Corinthians – 4 pontos (1V / -2SG)
4º) Mirassol – 4 pontos (1V / -5SG)
Grupo D
1º) São Paulo – 6 pontos (2V / 3SG)
2º) Oeste – 5 pontos (1V / 0SG)
3º) Ituano – 4 pontos (1V / 0SG)
4º) Botafogo – 1 pontos (0V / -3SG)
• Zona de classificação para as quartas de final
• Zona de rebaixamento para a Série A2 de 2020