InícioEsporte+EsportesAraraquara perde Eulalia Schiavon 

Araraquara perde Eulalia Schiavon 

Referência do esporte araraquarense, educadora física faleceu aos 93 anos de idade

Faleceu em Araraquara na noite de quinta-feira, aos 93 anos de idade, a ex-educadora física Eulalia Schiavon. A professora era conhecida pela liderança e colaboração cultural e esportiva para o município de Araraquara e também pelo seu amor à Ferroviária, seu time de coração.

Dona Eulalia, como carinhosamente era conhecida pela população, lecionou em São Carlos, Matão, Mirassol e nos principais colégios de Araraquara, como: Progresso, São Bento, Duque de Caxias, Escola Industrial, Ginásio da Vila e IEBA (posteriormente EEBA), onde estudou e carinhosamente costumava chamar de segundo lar.

No Instituto Estadual Bento de Abreu, ela foi uma das idealizadoras da “Festa da Ginástica” e, posteriormente, dos “Jogos de Inverno” e “Jogos da Primavera”, eventos esportivos criados com a ideia de exaltar e difundir as várias modalidades do esporte no município – graças à verba arrecada pelos festivais, a construção do ginásio de esportes do EEBA foi viabilizada.

Após 33 anos lecionando, Dona Eulalia se aposentou, porém, manteve viva a sua paixão pelo esporte, tendo acompanhado presencialmente as Olimpíadas de 1968, 1972, 1976 e 1980.

A educadora física foi homenageada pela Ferroviária, que publicou o texto sobre ela em seu site oficial. 

O prefeito Edinho Silva também emitiu uma nota de pesar:

"Foi com muito pesar que recebi a notícia da passagem da querida Eulália Schiavon, aos 93 anos, professora de educação física aposentada. Foi uma referência no esporte e, como mulher, uma desbravadora em seu tempo. 
 
Dona Eulália adorava contar suas histórias. Ela se formou em Educação Física pela USP na década de 1940 e foi professora durante 33 anos, lecionando na cidade de Matão e, posteriormente, em Araraquara, no Ginásio São Bento e na Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA). 

Terá sempre seu nome ligado aos principais eventos esportivos de Araraquara. Foi uma das criadoras da Festa da Ginástica, em 1951, e mais tarde, em 1962, os Jogos da Primavera, que realizados até hoje. 

E como sempre esteve à frente de seu tempo, foi além: participou como assistente nas Olimpíadas do México, em 1968, Alemanha (1972), Canadá (1976) e Rússia (1980). A partir daí, dizia que passou a acompanhar as Olimpíadas da televisão.

Como uma araraquarense apaixonada e incentivadora do esporte, era torcedora da Ferroviária.  Ao longo de sua trajetória e conquistas recebeu vários prêmios e homenagens, incluindo Título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal. 

Sua última aparição pública foi no lançamento do documentário "Backup Araraquara 200 anos", na Casa da Cultura, onde dona Eulália foi a estrela da noite. Deixa saudades e exemplos.

Edinho Silva – Prefeito de Araraquara"

 

Sair da versão mobile