Tem início nesta quinta-feira (14) o I Congresso Internacional de Democracia Participativa: Participação Popular e Economia Solidária, que acontece até sábado (16) no Centro Internacional de Convenção, e deve reunir especialistas renomados e grupos de pesquisas de universidades nacionais e estrangeiras.
A abertura oficial do encontro será às 19h, e às 20h acontece a conferência ‘Brasil-Portugal: Democracia em perspectiva’, com a participação do prefeito Edinho, do sociólogo Jessé de Souza e do professor português Jorge de Sá.
Quatro mesas temáticas também devem pautar as discussões do evento: ‘A economia solidária como estratégia de desenvolvimento social e participação popular’, na sexta, às 9h; ‘Novas formas democráticas de Estado e democracia participativa na gestão municipal’, no sábado, às 9h; ‘Experiências e avaliações dos processos e instrumentos de participação popular’, no sábado, às 11h; e ‘A organização da sociedade e os movimentos sociais’, no sábado, às 15h.
Também estão previstas duas rodas de conversa na sexta-feira: ‘Mídias sociais e participação no regime democrático’, às 14h, e ‘Mulheres na economia solidária: possibilidade de reconhecimento e emancipação social’, às 16h30.
O congresso também contará na sexta com apresentações de 45 trabalhos divididos em três diferentes grupos: ‘Avanços e desafios de novas formas de participação política: Participação popular’, ‘Possibilidades e organização da economia social, solidária e criativa’ e ‘Movimentos Sociais e Desenvolvimento Territorial na atualidade’.
Atividades artístico-culturais e uma feira regional de economia solidária, criativa e da agricultura familiar também fazem parte da programação, que é aberta a todos os interessados, com foco em professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos de entidades e organizações da sociedade civil, participantes de movimentos sociais e de conselhos municipais, e trabalhadores de empreendimentos da economia solidária.
O Congresso Internacional tem como objetivo o debate, a reflexão e a troca de experiências entre poder público, sociedade civil organizada, universidades e demais instituições a respeito da participação popular e economia social e solidária na contemporaneidade.
O evento é uma realização da Prefeitura com apoio do Sesc, Unesp, Uniara e Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, e as inscrições estão abertas no site da Prefeitura.
A programação completa do evento e também a ficha de inscrição estão disponíveis no link http://www.araraquara.sp.gov.br/congresso-internacional-de-democracia-participativa