O Brasil encara a França neste domingo (23), às 16h, pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, em Le Havre na França. A equipe brasileira avançou como terceira colocada do Grupo C, com a mesma pontuação de Itália e Austrália e decide a vaga contra as anfitriãs.
Após uma primeira fase com duas vitórias (Jamaica e Itália) e um revés (Austrália), o Brasil avançou com a terceira melhor campanha do Grupo C, com seis pontos, mesmo número da líder Itália e da segunda colocada Austrália.
Para o confronto diante das donas da casa, o técnico Vadão ainda não sabe se poderá contar com a volante Formiga, que se recupera de uma torsão no tornozelo. Por outro lado, o treinador deverá ter Marta, a maior artilheira da história da Copa do Mundo, durante os 90 minutos.
Em termos de rivalidade, Brasil e França se enfrentaram apenas uma vez em Mundiais. Na Copa do Mundo de 2003, as seleções empataram por 1 a 1, pela terceira rodada da fase de grupos e o time verde e amarelo avançou como líder do grupo, enquanto as francesas foram eliminadas.
Confiança francesa
A França avançou com uma campanha perfeita. As donas da casa venceram a Coréia do Sul, Noruega e Nigéria e terminaram como líderes do Grupo A. As francesas contam com uma base formada por atletas do Lyon-FRA, atual tetracampeão da Champions League Feminina.