InícioCulturaSesc Jazz: festival reúne atrações internacionais

Sesc Jazz: festival reúne atrações internacionais

Gard Nilssen, da Noruega, abre programação em Araraquara nesta quinta-feira (17)

O Sesc Jazz chega à sua 2ª edição com uma programação intensa. O evento ocorre ao longo do mês de outubro nas unidades Pompeia, Guarulhos, Santos, Araraquara, Bauru, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto e Sorocaba, que receberão um total de 81 apresentações de 26 artistas diferentes, de quatro continentes, originários de 12 países: Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Inglaterra, Israel, Nigéria, Noruega, Suíça e Tunísia.

Esta diversidade é uma das principais características do festival, que busca reunir músicos de fora dos eixos tradicionais do jazz. O público poderá ter contato com as distintas vertentes da produção atual do jazz, apresentando um conceito expandido, que abrange estilos como R&B, blues, soul music, além de outros normalmente não associados ao gênero, como flamenco, música eletrônica, hip-hop e até o ritmo de origem judaica klezmer.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “o Sesc Jazz busca linguagens experimentais, referências geográficas periféricas, artistas promissores, mas ainda pouco conhecidos, bem como a obra de musicistas mulheres, muitas vezes excluídas no âmbito das expressões instrumentais”.  Miranda complementa que “a programação pretende explorar as mutações, mesclas e cruzamentos possibilitados pela liberdade característica à criação jazzística, tratada também enquanto transmissão de experiências nas atividades educativas contempladas pelo projeto”.

 

Araraquara

Em Araraquara, a programação equilibra nomes de relevância histórica, com representantes de peso da vanguarda do jazz e artistas em ascensão. Desta maneira, a unidade traz apresentações duplas no Ginásio da unidade, reunindo artistas estrangeiros, de diferentes vertentes do jazz.

Abrindo a programação do festival no Sesc Araraquara, no dia 17/10 o baterista e compositor Gard Nilssen (Noruega) traz ao Brasil o som experimental do seu último disco com o trio Acoustic Unity, "To Whom Who Buys a Record". Na sequência, o trompetista Arturo Sandoval (Estados Unidos e Cuba), que já ganhou dez prêmios Grammy, apresenta seu jazz com suingue cubano.

Já no dia 18/10, a unidade recebe o baterista Edu Ribeiro (Brasil – SC), ganhador de dois prêmios Grammy com o Trio Corrente, que apresentará músicas de seu segundo álbum solo, "Na Calada do Dia". Em seguida, Gary Bartz (Estados Unidos) apresentará frutos de uma carreira de mais de 60 anos dedicados ao saxofone.

Encerrando a programação, no dia 19/10, sobem ao palco o trompetista israelense Avishai Cohen, com a formação Big Vicious, quarteto que compõe uma mistura de jazz e rock e o nigeriano Orlando Julius, autor de "Super Afro Soul" e considerado criador das bases do afropop, apresenta a parceria com o coletivo musical inglês The Heliocentrics.

 

Atividades Educativas

Além dos shows, Atividades Educativas com caráter de difusão da linguagem do jazz somam à programação do festival. São encontros, workshops e palestras, que possibilitarão um contato próximo do público com importantes nomes nacionais e estrangeiros do universo jazzístico mundial. Na programação, a unidade receberá a palestra Como Ouvir Jazz sem Medo, com o crítico musical Carlos Calado (Brasil – SP), no dia 19/10, às 16h.

 

Sair da versão mobile