Já classificadas para as quartas de final, as Guerreiras Grenás sofreram a primeira derrota na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino 2019. Em jogo realizado na noite desta sexta-feira (18) no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, capital equatoriana, a Ferroviária perdeu para o Deportivo Cuenca do Equador por 2 a 1, pela última rodada da primeira fase. Gracia abriu o placar no primeiro tempo para o time da casa, Aline Milene empatou na etapa complementar, mas Riera fez o gol da vitória nos minutos finais da partida.
No outro jogo do Grupo B, em confronto entre eliminados, o Estudiantes da Venezuela venceu o Mundo Futuro da Bolívia por 2 a 0. Assim, a tabela de classificação da primeira fase terminou com o Deportivo Cuenca na liderança com 9 pontos, seguido de Ferroviária com 6, ambos assegurados no mata-mata. Estudiantes, com 3 pontos, e Mundo Futuro, sem pontuar, se despedem do torneio.
Nas quartas de final, que terão início na próxima segunda-feira (21), às 19 horas, quando a Ferroviária terá pela frente o Atlético Huila da Colômbia, time que é o atual campeão da Libertadores.
O jogo
Com algumas atletas poupadas, a Ferroviária encontrava dificuldades para se infiltrar na defesa equatoriana, por isso tentou levar perigo com chutes de longe, sem sucesso. Aos 28 minutos, o time da casa quase abriu o placar quando Lattanzio roubou a bola no meio e passou para Gracia, que saiu de frente para o gol, mas finalizou para fora.
Mas o Deportivo Cuenca abriu o placar aos 30, quando a Ferroviária errou na saída de bola e Johnson lançou na área, Luciana espalmou para o meio e Gracia aproveitou para tocar para a rede: 1 a 0.
No segundo tempo, a Ferroviária teve a chance de empatar aos 9, quando Gabi Arcanjo fez uma jogada rápida e passou na medida para Nathane, que bateu com categoria, mas a bola raspou a trave. Aos 29, a lateral afeana Barrinha roubou a bola da zagueira e chutou rasteiro, mas a goleira fez uma grande defesa com o pé e evitou o gol.
As Guerreiras Grenás empataram aos 35, com Aline Milene, que entrou no segundo tempo. Ela recebeu cruzamento de Barrinha na área, dominou e acertou um forte chute de perna direita, sem chances de defesa para a goleira: 1 a 1!
A alegria afeana durou pouco. Aos 44, após outra falha da zaga afeana, a bola sobrou para Riera, que completou com eficiência para acertar a rede no canto direito de Luciana: 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO CUENCA-EQU 2 x 1 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, Equador;
Data/Horário: Sexta-feira, 18 de outubro, 21h30;
Arbitragem: Adriana Farfan Herbas, auxiliada por Ines Choque Quispe e Liliana Bejarano Albornoz (todas da Bolívia);
Cartões amarelos: Gracia e Riera (Deportivo);
Gols: Gracia (aos 30' do 1T) e Riera (44' do 2T) para o Deportivo); Aline Milene (aos 35' do 2T) para a Ferroviária;
DEPORTIVO CUENCA – Andrea Estefania, Abigail, Ayli, Nicole Karen e Samanta Carolina; Gracia, Bermeo (Vasquez) e Johnson; Lattanzio (Bowen), Riera e Denise Andrea. Técnico: Wendi Marina Villon;
FERROVIÁRIA – Luciana, Gabi Arcanjo, Géssica, Andreia Rosa e Barrinha; Rafa Andrade, Carol Tavares (Maglia) e Rafa Mineira; Rosana, Adriane Nenê (Aline Milene) e Nathane. Técnica: Tatiele Silveira.