InícioEsporteSérie D de 2020 passará por mudanças

Série D de 2020 passará por mudanças

Formato de disputa da próxima temporada terá alterações

O Campeonato Brasileiro da Série D, quarto patamar do futebol brasileiro, passará por algumas alterações para a próxima temporada. A Confederação brasileira de futebol (CBF) comunicou o calendário oficial do futebol brasileiro em 2020 e, nele, apenas a quarta divisão nacional terá mudanças em seu formato de disputa.

A primeira mudança atende aos pedidos dos clubes que sofrem com a falta de calendário. Por isso, a primeira fase passa a ser dividida em oito grupos com oito times cada. Sendo assim, ao invés de 17 grupos de quatro times, serão oito grupos de oito times. A dúvida a seguir será a quantidade de clubes classificados por grupo,  se serão quatro times classificados por grupo ou apenas dois.

Com a alteração, cada clube terá no mínimo 14 jogos, um aumento significativo em relação às edições anteriores, que contavam com apenas seis partidas na primeira fase. Ao todo, a competição terá 24 datas durante sua realização.

A CBF também anunciou a realização da pré-Série D. Atualmente, 68 equipes estão classificadas para a disputa da quarta divisão. Como serão oito chaves de oito equipes, apenas 64 equipes disputarão a fase de grupos. Para isso, oito times jogarão um primeiro mata-mata para decidir quem herdará as vagas. Os confrontos devem ser decididos mediante a pontuação dos estados no ranking da CBF.

A pré-fase será utilizada nas edições 2020 e 2021. A partir de 2022, apenas 64 clubes se classificarão para as disputas da Série D. Assim como em suas edições anteriores, os quatro clubes que atingirem a fase semifinal da Série D, conquistarão o acesso à série C no ano seguinte.

 

Sair da versão mobile