InícioCulturaMorre o artista plástico Ernesto Lia

Morre o artista plástico Ernesto Lia

Ernesto estava em casa de repouso e teve complicações cirúrgicas

O artista plástico Ernesto Lia faleceu na manhã desta sexta-feira (6), em uma casa de repouso, em Araraquara. 

Ernesto estava há cerca de um ano na casa de repouso e teve uma complicação cirúrgica. Ele completaria 80 anos no final de dezembro. O corpo será velado na Funerária Almeida, rua Humaitá, 1560, Araraquara e será sepultado nesta data, no Cemitério São Bento às 16h15.

Reconhecido internacionalmente, o artista plástico Ernesto Lia nasceu em Araraquara. Filho do italiano José Lia e da brasileira Paschoalina de Lucca, Ernesto Lia cresceu em meio a uma família numerosa de 11 irmãos.

Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, do Le Centre International D'Art Contemporain Paris e da Accademia Mondiale degli Artísti e Professionisti da Accademia Tiberiana de Roma, sua produção – essencialmente impressionista – inclui portraits e paisagens.

Graduou-se em 1956 pela Escola de Belas Artes de Araraquara, hoje extinta. Em seguida, estagiou no ateliê do pintor italiano Gaetano De Gennaro, em São Paulo, onde se aperfeiçoou em portraits. No ano de 1959, recebeu a Grande Medalha de Ouro da Associação dos Artistas Unidos do Brasil por seu reconhecimento dentro da arte brasileira com a tela em pastel "Gabriela Cravo e Canela".

Desde então, ganhou diversos prêmios, nomeações e outorgas em várias localidades nacionais e internacionais, incluindo a nomeação como "Membro do Grand Prieuré do Brasil e Suíça", a "Gold Great Master Medal" – Curtis Hixon Convention Center, "Grande Médaille D'or" – Exposition D'art Contemporain – Nice e "A Medalha Grande de Ouro" – 1ª Mostra de Arte Contemporânea Brasileira – Expofair – Lisboa.

 

Sair da versão mobile