Há apenas um caso confirmado de coronavírus no Brasil, mas a preocupação global com o vírus levou a igreja católica, a maior em número de fiéis no país, a orientar os religiosos quanto à liturgia durante celebrações.
Na tarde desta sexta-feira (28), a Diocese de São Carlos, em nota assinada por Dom Paulo Cezar Costa, bispo diocesano, determinou quatro procedimentos que deverão ser seguidos pelos sacerdotes em toda a região. O bispo lembrou que a doença tem 66 casos suspeitos no Estado de São Paulo, mas ainda não há registros, ainda, nos 29 municípios que compõe a Diocese.
As medidas incluem a omissão do chamado “abraço da paz”, quando os fieis se cumprimentam mutuamente. As equipes de acolhida também foram orientadas a não receber o público com aperto de mãos. Além disso, as orações do Pai Nosso não deve ser feita de mãos dadas e a comunhão deve ser distribuída pelo celebrante diretamente nas mãos dos fieis.
“Queremos dar nossa colaboração com a sociedade e, de modo específico, inibir que possíveis casos apareçam nos municípios de nossa amada Diocese”, ressaltou Dom Paulo Cezar Costa.