Na noite desta quinta-feira (12), o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio em uma área de servidão, que fica entre as Avenidas Prof. Dr. Joel Claudio da Rosa Martins e Antônio Baptistini, no Jardim Santa Lúcia, em Araraquara, sob as torres de alta tensão.
Testemunhas disseram aos bombeiros que uma “língua de fogo” (arco elétrico) saiu do cabo que passa sobre a área e incendiou um bananal, plantado irregularmente.
O arco elétrico ou arco voltaico, em vias gerais, pode ser considerado o resultado de um processo muito conhecido entre os eletricistas, o curto circuito.
O fenômeno é tão forte que consegue romper o isolamento feito pelo ar e conduzir energia de um ponto ao outro através de um fluxo de corrente.
O relâmpago é um arco elétrico em ambiente natural, os relâmpagos ao contrário do arco elétrico formado por eletrodos com a passagem de corrente elétrica, ocorrem através da eletricidade que é gerada no ar por meio da estática e atrito e se desloca até o chão ou então entre as nuvens, tudo depende da carga mais propicia e o caminho mais fácil a se percorrer pela corrente elétrica criada naquele instante.
Nesse caso, árvores plantadas embaixo dos fios de alta tensão e na área de servidão das torres funcionaram como um aterramento e próximos aos fios gerou um curto-circuito.
A reportagem do Portal Morada procurou a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e também a distribuidora Furnas Centrais Elétricas para perguntar sobre a poda no local, mas não obteve retorno.
O local, que é frequentado por adultos e crianças, necessita da atenção das autoridades públicas, "antes que um outro acidente tire a vida de alguém", nas palavras de um morador que presenciou a força destrutiva desse evento.