Com a chegada de um novo lote de vacinas contra a gripe, o Município retoma na próxima segunda-feira (30) a imunização de idosos (a partir dos 60 anos) e profissionais da saúde, iniciada na última segunda (23), como parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nesta segunda etapa, a vacina também estará disponível para profissionais das forças de segurança e salvamento.
Nove mil novas doses foram enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para Araraquara, que já vacinou 22 mil pessoas somente nesta semana. Até maio, outros grupos de risco e categorias profissionais também serão incluídos na imunização.
Participam da campanha de vacinação todos os postos de saúde municipais e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), das 7h às 16h30. As unidades de atendimento foram organizadas com espaços externos (com cobertura tipo tenda), respeitando o espaçamento seguro de pelo menos 1 metro entre cada pessoa, a fim de evitar aglomerações.
Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos grupos de risco nas primeiras etapas, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus (Covid-19), é uma forma de protegê-los contra essa doença e auxiliar os profissionais de saúde a descartarem outros tipos de gripe na triagem dos pacientes, acelerando o diagnóstico para o Covid-19.
Acamados
O Município já deu início à vacinação em domicílio de idosos acamados. Cerca de 1.200 pessoas nessa condição estão cadastradas nos postos de saúde e estão sendo atendidas em casa pelas equipes da Prefeitura, inclusive neste sábado (28).
O idoso acamado que quiser confirmar se está cadastrado na rede básica para, assim, receber a vacina contra a gripe deve ligar no posto de saúde mais próximo de sua residência para ser atendido.
Calendário da vacinação contra a gripe:
A partir de 23 de março: idosos (pessoas acima de 60 anos) e profissionais da saúde
A partir de 30 de março: profissionais das forças de segurança e salvamento
A partir de 16 de abril: professores (de escolas públicas ou privadas) e doentes crônicos
A partir de 9 de maio: crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, adultos entre 55 e 59 anos, grávidas, puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes), pessoas com deficiência, povos indígenas, privados de liberdade, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional
23 de maio: último dia da campanha