InícioEsporte+EsportesTécnico do futsal de Araraquara prevê mudanças nas competições

Técnico do futsal de Araraquara prevê mudanças nas competições

Ainda sem estrear na temporada, elenco da Uniara/Fundesport treina individualmente em casa

A pandemia do novo coronavírus pelo mundo ocasionou a paralisação de grande parte dos eventos e competições esportivas. Em Araraquara, um dos times que cumpre o isolamento social é o futsal masculino da Uniara/Fundesport, que ainda não estreou na temporada. Seu primeiro desafio oficial do ano aconteceria no dia 3 de abril, fora de casa contra Taboão da Serra pela Copa LPF, porém ainda não se sabe quando a modalidade voltará a entrar em ação.

O técnico da equipe, Renê Benacci, acredita na realização da competição, mesmo com atraso. "Em conversas paralelas, nós acreditamos que ela vai ser realizada, mas sabemos que vamos perder algumas datas de início. A copa estava prevista para acabar em junho para não entrar nos Jogos Regionais, mas também não sabemos se serão realizados os Regionais em julho. Eu acredito que a copa terminará entre julho e começo de agosto, que é quando entra a Liga Paulista", explicou o treinador, em entrevista aos Campeões da Bola.

"A copa começará quando o governo estadual ou federal liberar uma porcentagem, mesmo se tivermos que começar com portões fechados para não ter grandes aglomerações, mas acredito que será realizada", acrescentou Benacci. 

Enquanto isso, a equipe tenta não perder o trabalho que foi feito na pré-temporada. "Nós passamos os treinos físicos para os atletas fazerem em suas residências, mas sabemos que não é a mesma circunstância e o espaço físico não é adequado. Mas servirá, para quando retornarmos às atividades, não termos perdido totalmente o começo da temporada", analisou.  

Segundo o técnico, a equipe iniciou sua preparação no começo de fevereiro e estava perto do ideal para entrar em quadra quando ocorreu a paralisação. "A equipe já tinha feito uma boa parte física. Já tínhamos feito cinco amistosos muito proveitosos e já estávamos em um estágio final de preparação para o início da competição", destacou o treinador, que acredita que o time precisaria de pelo menos duas semanas para recuperar seu ritmo de jogo quando os trabalhos forem retomados. 

Sobre a questão financeira, Benacci conta que a equipe vem conseguindo manter seus compromissos. "Por enquanto não tivemos problema nenhum e os atletas receberam certinho o que é de direito. Temos vários gastos como uniformes, bolas, inscrições, e estamos conseguindo, via patrocinadores e Fundesport, manter tudo correto. Sabemos que o país e o mundo vivem um momento muito complicado, já tinhamos uma crise nacional e vamos ter uma crise mundial agora. Esperamos que o nosso futsal possa se manter dentro de uma normalidade e forte", salienta.

Com um elenco reformulado, o treinador acredita que serão necessárias diversas mudanças para que todas as competições da temporada sejam realizadas. "Acho muito inviável termos datas para todas as competições que tínhamos programado para o decorrer do ano, como Copa, Liga, Jogos Regionais, Jogos Abertos. Para conseguir manter todos esses jogos, teríamos que mudar sistema de disputa, algumas fases colocar mata-mata ao invés de grupos para ser mais rápido, ou fazer duas rodadas por semana ao invés de uma. Mas com certeza vamos ter muitas mudanças para completar o ano", completou Renê Benacci.

 

Sair da versão mobile