InícioNotíciasCoronavírusAraraquara tem 55 casos de Covid-19 confirmados

Araraquara tem 55 casos de Covid-19 confirmados

Prefeitura decreta nesta terça (21) a prorrogação da quarentena

Mais um caso de coronavírus foi confirmado em Araraquara nesta terça-feira (21). De acordo com o Comitê de Contingência, todas as pessoas com sintomas suspeitos que chegam a UPA de Vila Xavier estão sendo submetidas a exames para diagnosticar o Covid-19. Dos 30 exames encaminhados para a Unesp, 29 tiveram resultado negativo. Dois exames vindos do Instituto Adolfo Lutz também foram negativos para a doença. Até o momento, são 135 notificações de casos suspeitos, 68 descartados e 10 aguardando resultados.

Decreto Municipal

A Prefeitura Municipal publica nesta terça-feira (21), o decreto municipal Nº 12.254, que determina a prorrogação da calamidade pública em Araraquara. Devido a pandemia do Covid-19 e da aceleração do número de casos confirmados no município, o prefeito Edinho Silva prorrogou a quarentena até o dia 10 de maio, assim como todas as medidas, providências e determinações do decreto de calamidade, de março deste ano.

Neste decreto, entende-se por pessoas do grupo de risco aquelas que as autoridades sanitárias declararem como mais vulneráveis a complicações e óbito decorrentes de contaminação pelo coronavírus, como pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, imunossuprimidos ou cardiopatas, portadores de diabetes, de hipertensão e de doenças autoimunes e respiratórias, além de gestantes ou lactantes. Ainda, o decreto aponta medidas que tratam dos servidores municipais do atendimento ao público, inclusive a suspensão até 10 de maio do atendimento presencial ao público pelos órgãos e entidades da Prefeitura. Em caráter imediato, proíbe a aglomeração de pessoas em locais e logradouros públicos e a organização de eventos.

O decreto municipal mantém a suspensão do atendimento ao público por todos os estabelecimentos de comércio e de serviços não essenciais, até o dia 10 de maio, e aponta as atividades consideradas essenciais nos segmentos de comércio e serviços, alertando para a obrigatoriedade de adoção de medidas destinadas a impedir a aglomeração de pessoas nestes estabelecimentos. Todas as questões específicas relacionadas ao funcionamento de estabelecimentos comerciais poderão ser consultadas o decreto municipal no 12.254, publicado no site da Prefeitura.

Qualquer cidadão poderá realizar denúncia do descumprimento do decreto acionando a Ouvidoria Geral do Município (Disque 156); a Guarda Civil Municipal (Disque 153) e o PROCON (no telefone 3301-3131) ou pelo whatsapp do PROCON (99701-0120).

Os casos e situações omissos ou especiais serão analisados pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no município de Araraquara.

 

Sair da versão mobile