O futebol brasileiro está com suas atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus, mas fora de campo as negociações estão a todo vapor. E algumas delas podem afetar diretamente o elenco da Ferroviária, que terá pela frente a reta final da primeira fase do Paulistão, a terceira fase da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D, que será agendado para o segundo semestre.
Entre todos os atletas do grupo, o que possui mais propostas para deixar o clube é o meia Claudinho, de 19 anos, atleta revelado pelas categorias de base da Locomotiva. O jogador iniciou o ano com uma boa participação na Copa São Paulo de Juniores, o que na ocasião acendeu o interesse do Vasco da Gama. A diretoria afeana, no entanto, negou a oferta e o manteve no elenco do Paulistão, onde o jovem conquistou uma vaga no time titular.
Nos bastidores, comenta-se que grandes clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tentam contar com o futebol do garoto, entre eles o próprio Vasco, além de Atlético-MG, Fluminense e Internacional. O interesse fez a diretoria afeana renovar o contrato do jogador, reajustando seu salário e aumentando o valor da multa rescisória.
Outro afeano que pode pintar em um time do Brasileirão é o atacante Felipe Ferreira. Ele já disputou a Série A do ano passado pelo Vasco, porém atualmente é visto como um possível reforço do Ceará. Ferreira também é sondado pela Ponte Preta, time que disputará a Série B do Brasileiro em 2020 e que também se interessa pelo zagueiro afeano Rayan.
Presidente nega avanços
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (27) aos Campeões da Bola (FM 107,5), o presidente da Ferroviária, Carlos Alberto Salmazo, negou o avanço de negociações envolvendo jogadores do clube. "Esse é um assunto ainda distante. Não tem evolução de conversação com esses clubes. Os contratos foram renovados a longo prazo, como é o caso do Claudinho. O Rayan tem um contrato que termina agora, mas vamos manter conversação. Nenhuma evolução de negociação desses atletas aconteceu nesse dias", garante Salmazo.
Outras sondagens
Outros jogadores citados em sondagens são o lateral direito Lucas Mendes (pretendido pelo Juventude-RS para a disputa da Série B), o volante Tony (alvo do Operário Ferroviário-PR para a Série C), que a diretoria se empenha em segurar no elenco. Já o volante Higor Meritão, com propostas de Juventude e Guarani, dificilmente seguirá no plantel.
Outro nome que está perto de deixar a Ferroviária é o lateral e meio-campista Patrick Brey, que vinha vestindo a camisa 10. Seu contrato de empréstimo termina neste mês de abril e ele deve retornar ao Cruzeiro, onde deve ganhar uma oportunidade na disputa da Série B.