InícioEsporteFederação Paulista pode cancelar campeonatos de base

Federação Paulista pode cancelar campeonatos de base

Presidente da entidade admitiu chance 'pouco provável' da realização

A revelação de talentos do futebol paulista pode ser afetada pela pandemia do novo coronavírus. Isso porque a Federação Paulista de Futebol (FPF) pode cancelar a realização da edição 2020 dos campeonatos voltados às categorias de base. A informação foi revelada pelo próprio presidente Reinaldo Carneiro Bastos, em entrevista ao canal 'Máquina do Esporte', no YouTube. 

O dirigente falou sobre a dificuldade em torno da realização dos torneios. "Muito pouco provável. A Federação Paulista de Futebol já informou os clubes que não há obrigatoriedade em disputar a categoria de base. Nosso regulamento prevê que um clube profissional tem que jogar pelo menos uma competição de base. Nós já informamos a eles que não vai haver essa obrigação. Acho muito pouco provável que aconteça. Pelo que tenho conversado com os clubes, no sub-11, 13, 15 e 17, tanto masculino como feminino, a chance é remota. Há uma pequena possibilidade do sub-20", destacou Carneiro.

A provável decisão afetaria a Ferroviária, que é acostumada a marcar presença nos estaduais sub-15, sub-17 e sub-20, e pensava em ingressar com suas equipes nas competições sub-11 e sub-13.

O presidente da FPF também admitiu que a prioridade é a volta do Paulistão. "Como é que você vai manter jogadores menores de idade, treinando em conjunto e sem um protocolo? No momento, estamos preparando uma estrutura para as partidas (campeonato profissional) com os portões fechados para terminar a competição. O departamento de competições já trabalha nisso. Mas vamos ter o menor número de pessoas possíveis. Vai ter a menor delegação possível no estádio, o staff, e fiscal não vai ter só vai ter apenas um delegado do jogo", explicou.

A entidade deve se reunir com os clubes para chegar a uma definição sobre o assunto. “No momento correto, no momento que puder pensar nisso, só tem um caminho, chamar os clubes, conversar com eles e se for fazer, realizar a que eles acharem a mais interessante e a possível de ser feita. Hoje acho pouco provável que isso aconteça”, finalizou Reinaldo Carneiro Bastos.

 

Sair da versão mobile