InícioNotíciasGeralSaúde mental amplia atendimento de pacientes por whatsapp

Saúde mental amplia atendimento de pacientes por whatsapp

Serviço "Bela" amplia capacidade de atendimento por causa da pandemia do coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara inicia nesta semana mais um serviço de atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 e para acolhimento em casos de saúde mental. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura, a empresa de consultoria EloGroup e o Instituto Votorantim, que criou uma plataforma para atendimento virtual por WhatsApp.

Essa assistente virtual, chamada de Bela, funcionará pelo WhatsApp (11) 95474-2762. O morador de Araraquara só precisa adicionar esse número em sua lista de contatos e mandar uma mensagem, como um “oi” (não é para telefonar, mas apenas mandar mensagem no WhatsApp). Respostas automáticas irão guiar e orientar o paciente.

No caso da Covid-19, o atendimento terá três fases: virtual, que é automatizada, de teleatendentes, com profissionais da rede de saúde, e de teleconsultas, com médicos.

O paciente poderá tirar dúvidas sobre a doença, sobre a prevenção e relatar os próprios sintomas à Bela, que dará orientações e fará o acompanhamento do caso. Se necessário, profissionais de saúde poderão prescrever medicamentos ou recomendar que a pessoa procure uma unidade de saúde.

É uma tecnologia a partir do Instituto Votorantim e que vem agregar aos serviços já prestados pela Prefeitura em relação à Covid-19, como o nosso 0800 do Disque Saúde.

Já o atendimento relacionado à saúde mental começa amanhã, será feito virtualmente e por teleatendentes da rede municipal que já lidam com esse trabalho no dia a dia da Secretaria de Saúde. O horário é de 8h às 12h e das 14h às 18h

O funcionamento virtual da Bela é 24 horas por dia. Já o teleatendimento e as teleconsultas com os médicos terão horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apenas em dias úteis (exceto feriados).

 

Sair da versão mobile